Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica da UFFS registra 266 inscritos no Campus Realeza
A abertura contou a palestra “Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil frente a um mundo globalizado”, proferida pela Dra. Helena Bonciani Nader, professora titular da UNIFESP e presidente de honra da SBPC.

Publicado em: 16 de outubro de 2018 17h10min / Atualizado em: 17 de outubro de 2018 11h10min

Iniciou, nesta terça-feira (16), a 8ª Edição da Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Neste ano, o evento é promovido pelo Campus Realeza e reuniu a participação de estudantes e docentes dos seis campi da UFFS, totalizando 266 inscritos. O evento busca congregar as atividades de pesquisa desenvolvidas nas modalidades de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação, oportunizando a troca de saberes e experiências de pesquisa entre estudantes bolsistas e pesquisadores.

A abertura contou a palestra “Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil frente a um mundo globalizado”, proferida pela Dra. Helena Bonciani Nader, professora titular da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Professora Dra. Helena Bonciani Nader palestrando na VIII JIC (Ariel Tavares/UFFS)

Na palestra, a professora convidada falou sobre a história da SBPC, sua consolidação e as lutas em prol da Ciência no Brasil, enfatizando a criação de universidades federais e instituições, como Embrapa, Inep. Apresentou dados em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, à formação no ensino superior, à expansão dos Programas de Pós-Graduação e à produção científica no Brasil. Também teceu críticas ao baixo investimento na ciência e tecnologia no país, em especial, a política do “teto dos gastos”, com a implantação da Emenda Constitucional 95/2016. E finalizou a palestra com a frase: “Ciência não é gasto, é investimento”.

As boas-vindas aos participantes foram dadas pelo reitor da UFFS, Jaime Giolo, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Joviles Trevisol, o diretor de pesquisa em exercício, Paulo Roger Alves, o diretor do Campus Realeza, Antônio Marcos Myskiw, o coordenador adjunto de pesquisa e pós-graduação, André Gallina, e a bolsista de iniciação cientifica, Ana Cláudia Garda. Os integrantes da mesa de honra também ressaltaram o trabalho da comissão organizadora, o empenho dos estudantes pesquisadores e voluntários, além da importância da integração entre os campi da UFFS e o fomento à pesquisa na Universidade.

Mesa de honra para abertura da VIII JIC, no Campus Realeza (Ariel Tavares/UFFS)

Ainda na abertura do evento, houve uma apresentação musical realizada pela acadêmica de Letras, Pamela Tais Cliein Capelin, e o técnico em laboratório/mecânica, Samuel Aires Lourenço. A dupla trouxe alguns clássicos do rock nacional, música popular brasileira e músicas latinas.

A JIC reúne a apresentação de 131 trabalhos acadêmicos, divididos em oito grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra 13 trabalhos; Linguística, Letras e Artes 4 trabalhos; Ciências Humanas 36 trabalhos; Ciências Sociais Aplicadas 2 trabalhos; Ciências Agrárias 34 trabalhos; Ciências da Saúde 10 trabalhos; Engenharias 19 trabalhos e Ciências Biológicas 13 trabalhos.

Credenciamento de participantes na VIII JIC. Foram 266 inscritos para evento (Ariel Tavares/UFFS)

As apresentações orais iniciam ainda esta terça-feira (16), sendo finalizadas nessa quarta-feira (14), quando ocorre o encerramento das atividades com a entrega das Menções Honrosas e do Prêmio Jovem Pesquisador. Os trabalhos serão avaliados por cerca de 60 pesquisadores, entre os quais estão docentes da UFFS e representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Galeria de Imagens: