I Simpósio do PPG-SBPAS promove integração e debate sobre saúde mental na vida acadêmica

Publicado em: 24 de março de 2023 11h03min / Atualizado em: 24 de março de 2023 17h03min

O debate sobre saúde mental e apresentação de trabalhos marcaram a realização do I Simpósio do Programa de Pós-graduação em Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável (PPG-SBPAS). A proposta do evento foi promover um momento de integração entre veteranos e os novos ingressantes do curso de mestrado da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Com atividades no período da manhã e tarde desta quinta-feira (23), o evento reuniu a participação de, aproximadamente, 50 pessoas.

Para falar sobre a importância da saúde mental na pós-graduação, foi convidada a professora do curso de Enfermagem da UFFS – Campus Chapecó Marcela Martins Furlan de Léo. A palestra “Saúde mental no universo acadêmico: enfrentamentos necessários e possibilidades” também agregou a participação de acadêmicos do curso de graduação de Medicina Veterinária.

Palestra sobre saúde mental contou também com a participação de acadêmicos de graduação (UFFS/Ariel Tavares)

A palestrante relatou uma série de estudos que evidenciam como os estudantes podem ser mais suscetíveis ao desenvolvimento de transtornos mentais, seja devido ao processo de adaptação acadêmica ou a fatores externos à vida acadêmica, como aspectos familiares e financeiros. De acordo com Marcela, a identificação do sofrimento psíquico é bastante complexa, porém é preciso buscar notar situações que geram angústia no dia a dia.

“A ideia é que a gente consiga se observar e se perceber, parece simples, mas, infelizmente, não é. Colocamos uma série de distrações na nossa vida e isso nos distancia do nosso interior. Não existe manual ou dica, cada um tem uma singularidade, mas é importante questionar-se: o que meu corpo está sentindo, o que ele fala sobre mim, o que está acontecendo na minha cabeça. A auto-observação permite momentos para fazer essa conversa consigo mesmo. Percebendo que esse sofrimento está levando ao isolamento, à algum tipo de compulsão, ao uso de substâncias, como medicamentos e álcool, ou mesmo privando a pessoa das coisas que gosta, nesse sentido, é interessante buscar ajuda psicológica”, destacou Marcela.

A coordenadora do PPG-SBPAS, professora Tatiana Champion, explicou que a temática da saúde mental é relevância para a vida acadêmica, observando que as ações propostas no I Simpósio do PPG-SBPAS favoreceram a integração, a troca de experiências e a confraternização entre os participantes. “O evento foi positivo, já que possibilitou discussões importantes, bem como a integração entre mestrandos e acadêmicos da graduação. Nós, professores, estamos aqui também para acolher e auxiliar os estudantes nessa trajetória formativa, buscando ponderar as exigências e as demandas que são intrínsecas ao programa de pós-graduação”.

Trabalhos abordaram temas vinculados às linhas de pesquisa de “Saúde, Diagnóstico e Bem-estar Animal” e “Produção Animal Sustentável e Agricultura Familiar” (UFFS/Ariel Tavares)

Apresentação de trabalhos

A finalização do I Simpósio do PPG-SBPAS contou com a apresentação de 19 trabalhos, abrangendo as linhas de pesquisa do programa na área de “Saúde, Diagnóstico e Bem-estar Animal” e “Produção Animal Sustentável e Agricultura Familiar”. A primeira destinada às pesquisas envolvendo aspectos clínicos, cirúrgicos, anestésicos, laboratoriais em animais domésticos e silvestres e a segunda sobre tecnologias envolvidas na produtividade das espécies, qualificando a produção familiar e a agroindústria.

Apoio psicológico

No Setor de Assuntos Estudantis do Campus Realeza é ofertado serviço de apoio psicológico, sendo possível agendar atendimento com a psicóloga Jusiene Denise Lauermann pelo e-mail jusiene.lauermann@uffs.edu.br ou mesmo pessoalmente. O setor está localizado na sala 104, do Bloco A, e tem horário de funcionamento das 8h às 12h, das 13h às 17h30 e das 18h30 às 22h30.