Cursos de graduação do Campus Realeza recebem classificação no Guia da Faculdade
Guia é elaborado pelo jornal O Estado de S. Paulo e a startup Quero Educação.

Publicado em: 27 de outubro de 2020 13h10min / Atualizado em: 27 de outubro de 2020 17h10min

Os seis cursos de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza foram estrelados pelo Guia da Faculdade, elaborado pelo jornal O Estado de S. Paulo e a startup Quero Educação. Os critérios de avaliação se baseiam na qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura de cada curso.

O curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Realeza obteve o conceito cinco estrelas (excelente). Com quatro estrelas (muito bom), aparecem os cursos de licenciatura em Física, Letras – Português e Espanhol e o bacharelado em Medicina Veterinária. Os cursos de licenciatura em Química e bacharel em Nutrição receberam três estrelas (bom).

Sobre o resultado, o coordenador acadêmico do Campus Realeza, professor Ademir Roberto Freddo, pontua que o Guia da Faculdade é um instrumento adicional de avaliação de cursos, para além dos indicadores oficiais emitidos pelo Ministério da Educação. “Essas avaliações também auxiliam os cursos em reflexões e encaminhamentos em direção à qualidade. Os resultados da avaliação refletem o sucesso do processo de ensino e aprendizagem, da qualidade dos laboratórios de ensino e demais infraestrutura do Campus, que inclui o suporte de atividades administrativas realizado pelos técnicos. Além disso, a qualidade do corpo docente e envolvimento dos professores em atividades de ensino, pesquisa e extensão refletem também no resultado”, destacou.

Sobre a avaliação Guia da Faculdade

Nessa edição foram avaliados 14.343 cursos superiores de instituições de ensino de todo o Brasil. Para analisar os cursos, o Guia da Faculdade utiliza a metodologia de avaliação por pares. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior.

As informações coletadas sobre as características do projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura dos cursos participantes foram avaliadas por mais de 9 mil professores universitários, que atribuíram notas de 1 a 5. O resultado da média da pontuação é transformado em estrelas.

Conceitos dos cursos do Campus Realeza

Nas avaliações exigidas pelo Ministério da Educação, os cursos de graduação do Campus Realeza também apresentam conceito de qualidade. As avaliações são conduzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sendo os instrumentos utilizados para a produção de indicadores o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as avaliações in loco realizadas pelas comissões de especialistas. Os índices classificam os cursos em uma escala de 1 a 5, em que 1 e 2 são insuficientes e 5 é nota de excelência.

Cursos

ENADE

Conceito Preliminar de Curso

Conceito de Curso (Avaliação in loco pelo MEC)

Letras/Português e Espanhol (Licenciatura)

5

5

5

Nutrição (Bacharelado)

3

4

5

Medicina Veterinária (Bacharelado)

4

4

4

Química (Licenciatura)

3

4

4

Física (Licenciatura)

4

4

4

Ciências Biológicas (Licenciatura)

3

4

4

 

Outros cursos da UFFS estrelados no Guia da Faculdade:

Campus Laranjeiras do Sul

Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – 4 estrelas

Engenharia de Alimentos – 4 estrelas

Agronomia – 3 estrelas

Engenharia de Aquicultura – 3 estrelas

 

Campus Chapecó

Letras – Português e Espanhol – 5 estrelas

Agronomia – 4 estrelas

Ciências da Computação – 4 estrelas

Enfermagem – 4 estrelas

Engenharia Ambiental e Sanitária – 4 estrelas

Filosofia – 4 estrelas

Geografia – 4 estrelas

História – 4 estrelas

Matemática – 4 estrelas

Administração – 3 estrelas

 

Campus Cerro Largo

Agronomia – 4 estrelas

Ciências Biológicas – 4 estrelas

Engenharia Ambiental e Sanitária – 4 estrelas

Letras – Português e Espanhol – 4 estrelas

Química – 4 estrelas

Administração – 4 estrelas

Física – 3 estrelas

 

Campus Erechim

Ciências Sociais – 4 estrelas

Engenharia Ambiental e Sanitária – 4 estrelas

Filosofia – 4 estrelas

Geografia – 4 estrelas

História – 4 estrelas

Pedagogia – 4 estrelas

Agronomia – 3 estrelas