Curso de Nutrição do Campus Realeza promove IX Jornada Acadêmica
No primeiro dia de evento, os participantes poderão conferir os trabalhos da VII Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão de Nutrição.

Publicado em: 24 de novembro de 2022 13h11min / Atualizado em: 24 de novembro de 2022 14h11min

Entre os dias 6 e 9 de dezembro, será realizada a IX Jornada Acadêmica do Curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza. O evento é formado por palestras e minicursos que abordam a importância da alimentação saudável, avaliação nutricional, boas práticas de manipulação de alimentos, além de complicações relacionadas ao diabetes e à obesidade.

No primeiro dia de evento, os participantes poderão conferir os trabalhos da VII Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão de Nutrição. Ao todo, são 41 trabalhos que serão apresentados por acadêmicos do curso. As produções destacam as três áreas clássicas de atuação do profissional de Nutrição: Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica e Nutrição Social.

Os interessados em participar das atividades devem preencher o formulário de inscrição disponível no perfil do Centro Acadêmico de Nutrição (@frentenutri), no Instagram. A taxa de inscrição é de R$ 20, porém, para os estudantes que recebem auxílio socioeconômico, o valor é de R$ 10. As formas de pagamento estão descritas no formulário. Cada participante poderá escolher apenas uma opção de minicurso por dia.

Programação

Dia 06/12 (terça-feira)

17h - Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

19h - Abertura da IX Jornada Acadêmica de Nutrição

19h30 - Palestra “Escore para avaliação qualitativa de preparação” - Caroline Opolski Medeiros (UFPR)

21h - Apresentação Cultural e Coffe Break

 Dia 07/12 (quarta-feira)

17h - Palestra “Gerenciamento nutricional da perda de peso em atletas de esportes de combate, lutas e artes marciais” - Luciana Rossi Cotrim (Nutricionista e atleta, autora do livro “Tratado de Nutrição Clínica e Dietoterapia)

19h - Minicursos:

1) Gastronomia com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) – Mariana Grisa (Nutricionista)

2) Jetlag social, saúde cardiometabólica e sono – Fábio Gnoatto (UNILA)

3) Promoção da alimentação adequada e saudável para coletividades: por onde começar? - Flávia Pascoal (UFFS)

 Dia 08/12 (quinta-feira)

17h - Palestra “Programação metabólica da obesidade” - Sabrina Grassiolli (UNIOESTE)

19h -  Minicursos:

1) Geleias Artesanais – Jucieli Weber (UFFS)

2) Neurobiologia dos sentidos químicos – Bruno Popik (UFRGS)

3) Diabetes Mellitus tipo 2 e cognição, qual é a relação? – Vanessa ceglarek (UFRGS)

Dia 09/12 (sexta-feira)

13h30 - Palestra “Insegurança alimentar e atenção nutricional: situação atual, desafios e perspectivas para o nutricionista” – Sandra Maria Chaves dos Santos (UFBA)

15h30-  Palestra “Por que os trabalhadores de cozinha não colam em prática o que aprendem sobre segurança dos alimentos?” - Rayane Freitas (Nutricionista)