Curso de Letras estreia evento Sarau Desayuno na capital da Argentina
Apresentação ocorreu durante viagem de estudos dos estudantes dos campi Realeza-PR e Chapecó-SC

Publicado em: 25 de maio de 2023 14h05min / Atualizado em: 26 de maio de 2023 12h05min

Em viagem à capital argentina, Buenos Aires, estudantes dos cursos de Letras Português - Espanhol da UFFS dos campi Realeza-PR e Chapecó-SC organizaram o evento literário Sarau Desayuno. Essa foi uma das atividades realizadas pelo grupo formado por 36 alunos e três professores durante uma viagem de estudos, ocorrida entre os dias 13 a 22 de maio.

A apresentação teve como foco a poesia escrita por mulheres hispânicas, que foram performadas de diferentes maneiras durante o café da manhã no hostel no qual o grupo de alunos esteve hospedado. Segundo a coordenadora da atividade, professora Ana Carolina Teixeira Pinto, o Sarau Desayuno é de carácter itinerante e busca potencializar reflexão crítica a partir do contato com diferentes expressões artísticas. “A estrutura do sarau já pretende romper com a normatividade por se tratar de uma atividade matutina e não noturna, período comum para essa prática, visto que a origem do termo ‘sarau’ advém do latim seranus, que significa anoitecer. A proposta também se baseia na ideia de happening, logo deve ocorrer sempre em um lugar público e inesperado”, detalhou.

A viagem de estudos também envolveu atividades dos projetos de extensão “Letras del Alma”, “Letras sin fronteras” e “Grandes personagens da literatura”, coordenados pelo professor Santo Gabriel Vaccaro. Elas foram apresentadas em três escolas públicas da capital da Argentina para alunos do ensino fundamental e médio. Além disso, o grupo visitou a Feria del Libro de Buenos Aires, o Museo de Arte Latinoamerica (MALBA) e o Museo del Libro y de la Lengua.

Galeria de Imagens: