Coordenadora de Medicina Veterinária da Capes ministra Aula Magna na UFFS – Campus Realeza
Participaram do evento estudantes e professores da Graduação e Pós-Graduação na área de Medicina Veterinária

Publicado em: 29 de setembro de 2017 10h09min / Atualizado em: 29 de setembro de 2017 11h09min

Para falar sobre o sistema de avaliação de programas de Pós-Graduação no país, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza recebeu a coordenadora da área de Medicina Veterinária da Capes e docente da Universidade de São Paulo (USP), professora Maria Angélica Miglino. A palestrante foi convidada para ministrar a Aula Magna no Programa de Pós-Graduação em Saúde, Bem-Estar Animal e Produção Animal Sustentável (PPG-SBPAS), um evento que contou com a participação de estudantes e professores da Graduação e Pós-Graduação na área de Medicina Veterinária da UFFS.

Com uma vasta experiência na área, Maria Angélica ressaltou aspectos importantes sobre o sistema de avaliação adotado pela Capes, como o estímulo à inovação tecnológica no seio da Pós-Graduação, a qualidade das produções e publicações científicas, o estímulo ao engajamento nas atividades de educação básica, além de ações concretas para fomento da internacionalização, entre outros.

Presente no evento, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, Joviles Vitório Trevisol, destacou o trabalho que a Instituição desempenhou para a implantação do Mestrado na área da Medicina Veterinária. "Poucas instituições de Ensino Superior no Brasil conseguem, em pouco período de tempo, ter um curso de Graduação reconhecido como um dos melhores do país e também aprovar um programa de Mestrado. A Aula Magna de hoje com a professora Maria Angélica Miglino – uma pessoa decisiva no processo de avaliação que resultou na aprovação deste programa de mestrado no Campus Realeza – é uma forma da Instituição reconhecer esses resultados positivos e também produzir compromissos com relação ao que se espera desta área e deste curso", enfatizou.

Ao final da Aula Magna, a professora delineou algumas expectativas para o PPG-SBPAS. "Aquilo que vi acontecer com a própria Graduação, que em tempo recorde tornou-se excelência no Brasil, projeto para o programa de Pós-Graduação, pois é o mesmo grupo de professores que está abraçando este curso", comentou, reforçando, ainda, que além do esforço contínuo dos professores e estudantes nesse reconhecimento, é necessário também o engajamento de outras instâncias e órgãos públicos para dar apoio.

A coordenadora do PPG-SBPAS, Maiara Garcia Blagitz Azevedo, falou sobre a superação dos desafios para a implantação do Programa, assim como daqueles ainda a serem superados. “Nosso próximo desafio é a avaliação quadrienal, pois daqui a quatro anos seremos avaliados pela Capes. O que a professora Maria Angélica apresentou é de extrema importância, pois seremos avaliados no aspecto de inserção do nosso egresso no mercado de trabalho, além da qualidade das dissertações produzidas, observando a qualidade intelectual e técnica também", comentou.

Após o evento, a palestrante foi convidada a conhecer as instalações do Hospital Veterinário Universitário. A visita foi guiada pelo superintendente da Unidade, Gentil Ferreira Gonçalves, que apresentou os serviços e setores, como salas de aula e de pesquisa, lavanderia, biotério, áreas para atendimento de clínica médica e clínica cirúrgica de pequenos animais, entre outros.