Publicado em: 23 de setembro de 2019 17h09min / Atualizado em: 23 de setembro de 2019 17h09min
Discutir a formação de professores da área da Química aliada à arte e à literatura, essa foi a temática trabalhada em diversos momentos do VI Congresso Paranaense de Educação Química (CPEQUI) sediado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Cerca de 80 pessoas participaram das palestras e minicursos que buscaram apresentar diferentes práticas pedagógicas baseadas na literatura, música, teatro e outras linguagens artísticas para o ensino de Química.
As atividades do CPEQUI iniciaram na última quinta-feira (19), quando houve a palestra "Interação entre Ciência, Arte e Literatura", apresentada pelo professor da Universidade Federal de Pelotas, Bruno dos Santos Patoriza. “O objetivo foi trazer uma provocação que evidenciasse como outros campos do saber, sendo arte e literatura, viagens e outras culturas, podem auxiliar na expansão do repertório cultural e que provocassem uma reflexão sobre a prática docente, possibilitando traçar nossas estratégias de ensino”, comentou.
Interação entre Ciência, Arte e Literatura foi tema da palestra de abertura do VI CPEQUI (Ariel Tavares/UFFS)
Atendendo à temática, os 10 minicursos realizados na sexta-feira (20) também buscaram apresentar práticas pedagógicas que incentivassem o uso de diferentes linguagens, “procurando assim desconstruir a ideia da disciplinaridade, do tecnicismo e do currículo anti-dialógico e anti-criativo”, conforme destacou um dos coordenadores do evento, professor Jackson Luis Martins Cacciamani. Ainda segundo o professor, “poderemos mencionar como potencialidades do evento a interação entre os colegas da escola e da Universidade, a partilha de experiências vividas, o fortalecimento de uma comunidade aprendente, a perspectiva de outros olhares acerca da Educação Química tanto na escola da Educação Básica quanto na Universidade”.
Foram propostos 10 minicursos, todos realizados na sexta-feira (20) e que também buscaram apresentar diferentes práticas pedagógicas (Ariel Tavares/UFFS)
O evento contou ainda com apresentação de aproximadamente 50 trabalhos. As exposições orais e de pôsteres versavam sobre a produção de materiais didáticos, novas propostas de estágios, práticas realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), articulação entre escolas e universidade, entre outros.
A finalização do CPEQUI foi realizada na manhã do último sábado (21), quando houve debates sobre a importância da criatividade nos estágios supervisionados nos cursos de licenciatura em Química e uma discussão mais específica sobre a evolução da tabela periódica dos elementos químicos, formas de apresentação e organização, aspectos históricos e problemáticas enfrentadas no ensino.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de abril de 2024
Nossa UFFS
24 de abril de 2024
Erechim
24 de abril de 2024
Erechim
22 de abril de 2024
Laranjeiras do Sul