Campus Realeza recebe convite para integrar quadro de apoiadores do PDRI
PDRI propõe diversos projetos prioritários para o desenvolvimento da região Sudoeste do Paraná, no ciclo 2019-2029.

Publicado em: 16 de dezembro de 2019 17h12min / Atualizado em: 17 de dezembro de 2019 08h12min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza foi oficialmente convidada a integrar o quadro de apoiadores do Plano de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRI). A UFFS foi uma das instituições que participou da elaboração do PDRI, que propõe diversos projetos prioritários para o desenvolvimento da região Sudoeste do Paraná, no ciclo 2019-2029. O ofício também convida a Universidade para participar do Conselho Estratégico Institucional para a implementação do Plano.

O diretor do Campus Realeza, Marcos Antônio Beal, recebeu o ofício do diretor da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, Célio Bonetti, e do vice-presidente, Leocir Sartor. Também participaram da ocasião o coordenador acadêmico, Ademir Roberto Freddo, a coordenadora administrativa, Edinéia Paula Sartori Schmitz, a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Gilza Maria de Souza Franco, a representante da Assessoria de Planejamento do Campus, Catiane Maria Dalcortivo, e o professor Clóvis Alencar Butzge.

Ofício também convida a Universidade para participar do Conselho Estratégico Institucional para a implementação do PDRI (UFFS/Ariel Tavares)

Durante o encontro, Beal lembrou a participação da UFFS na discussão do tema gestão pública e águas, dois assuntos de interesse propostos no PDRI. O diretor também comprometeu-se a encaminhar o ofício para análise dos Conselhos do Campus Realeza e Comunitário, assim como dialogar com coordenadores de cursos, professores, técnicos administrativos em educação e estudantes.

A iniciativa do PDRI tem a contribuição da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná (Agência), do Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas empresas no Paraná (Sebrae/PR), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), da AMSOP e da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (CACISPAR).

O objetivo do PDRI é delinear estratégias para estimular o desenvolvimento econômico, social, ambiental e institucional dos municípios do Sudoeste, para que ao menos 60% deles atinjam, até o ano de 2029, um alto índice de desenvolvimento. Dessa forma, o plano apresenta dez temas de interesse. Além de águas e gestão pública, também estão inclusos: cadeias propulsivas, turismo, educação, logística, inovação, micro e pequenas empresas, resíduos e energias. De acordo com cada tema de interesse, foram propostos 21 projetos prioritários.

Para conferir a publicação por completo, basta acessar o site da Agência Sudoeste.