Campus Realeza promove eventos em homenagem à Cultura Nordestina
O Grupo de Teatro La Broma e o Grupo Musical Nudos de Corbata farão apresentações artístico-culturais nos espaços da UFFS e na cidade de Realeza.

Publicado em: 29 de junho de 2018 12h06min / Atualizado em: 29 de junho de 2018 12h06min

Em alusão às típicas festas do mês de junho e para homenagear a cultura nordestina, o Programa Cultura “Joaninha ou o que é?” irá promover apresentações artístico-culturais nos espaços da UFFS e na cidade de Realeza. Na quarta-feira (4), haverá a exibição de trechos de filmes e documentários sobre a cultura nordestina e, na quinta-feira (5), o Grupo de Teatro La Broma e o Grupo Musical Nudos de Corbata farão apresentações homenageando compositores nordestinos como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Alceu Valença, bem como grandes escritores da literatura de cordel.

Para o dia 4 de julho, a professora Mariana Ohlweiler traz relatos sobre a cultura nordestina, a partir de filmes e documentários, músicas e imagens. O Cine Cultural Veias Nordestinas será apresentado no saguão do Bloco A, entre os intervalos das 18h40 às 19h10, e das 20h40 às 21h.

No dia 5 de julho, pela manhã, às 8 horas, haverá apresentação artístico-cultural sobre a temática nordestina na Casa Centro Dia, um espaço de acolhimento e recreação para idosos da comunidade de Realeza. Já à noite, entre 18h45 e 19h30, nos fundos do Bloco A, área externa, será realizado o “Sarau Nordestino”.

As coordenadoras do programa, professoras Ana Carolina Teixeira Pinto e Cassiani Tasca comentam sobre as origem da palavra forró, que pode significar uma festa, um gênero musical, um local, ou uma dança. "Há pelos menos duas versões de sua origem: a mais aceita é a do folclorista e pesquisador Luiz Câmara Cascudo, que diz que a palavra forró deriva da abreviação de 'forrobodó', que significa arrasta-pé, confusão, farra. Já alguns historiadores remetem sua origem ao século XIX, na época da construção das estradas de ferro do Nordeste pelos ingleses, que promoviam festas, e quando estas eram abertas à população utilizavam o termo 'for all'. Então, o termo poderia ter surgido da pronúncia 'abrasileirada'", contam.

O  Grupo de Teatro La Broma, coordenado pela professora Ana Carolina Teixara Pinto, fará intervenções artísticas relacionadas ao tema. Já o Grupo Musical Nudos de Corbata, coordenado pela professora Cassiani Tasca, fará um show de 30 minutos ao ritmo de forró, trazendo composições que tratam de temas relacionados à cultura e cotidiano, envolvendo a seca, as dificuldades, as alegrias, especialmente, a simplicidade do povo nordestino. Os eventos tem o apoio da Coordenação Adjunta de Cultura da UFFS, Campus Realeza, que visa a promoção de cultura na Universidade e na cidade.

Formação Grupo Musical Nudos de Corbata

O Grupo Musical Nudos de Corbata tem a seguinte formação: Cassiani Tasca (voz); Letiére Cabreira Soares (acordéon); Samuel Aires Lourenço (baixo, bandolim) e Paulo de Tarso Ferreira (violão e voz), e tem o objetivo de promover cultura musical na universidade e na região, envolvendo gêneros da MPB e músicas hispânicas.