Campus Realeza promove III Congresso Internacional de Memória e Formação Docente no mês de setembro
Interessados em submeter trabalhos ao evento devem realizar a inscrição até o dia 12 de agosto, pelo site: www.cimfor.com.br

Publicado em: 11 de julho de 2019 14h07min / Atualizado em: 11 de julho de 2019 15h07min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promove, entre os dias 4 a 6 de setembro, o III Congresso Internacional de Memória & Formação Docente (CIMFor). Nesta edição, a temática de discussões será em torno da “Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos”. O evento conta com diferentes minicursos, palestras e apresentação de trabalhos de acordo com 11 eixos temáticos, dentre os quais linguagens, docência, formação, inclusão, diversidade e didática.

Promovido pelo Grupo de Pesquisa “(Trans) Formação Inicial, Permanente e Contínua de Professores” (TRIPEC), o evento tem como objetivo a promoção de um espaço dialógico para a reflexão acerca dos desafios históricos, socioculturais e geopolíticos da formação profissional docente e de áreas multidisciplinares nas regiões de Fronteira Sul.

Inscrições de trabalhos e ouvintes

Interessados em submeter trabalhos ao evento devem realizar a inscrição até o dia 12 de agosto, pelo site www.cimfor.com.br. Serão aceitas apresentações orais e com pôsteres, nas modalidades relato de experiência e de pesquisa. Para ouvintes, as inscrições podem ser feitas pelo mesmo site até o dia 4 de setembro, mas também será possível fazer inscrição nos dias e locais do evento.

O valor das inscrições para a submissão de trabalhos varia de R$ 25 a R$ 50, de acordo com o público: alunos de Graduação, Pós-Graduação, pesquisadores e demais interessados, R$ 25; professores da Educação Básica, R$ 30; professores de Instituições de Ensino Superior, R$ 50. Já a inscrição para ouvintes é no valor de R$ 20, independentemente do público. Alunos da Escola Básica têm inscrição gratuita, tanto para ouvintes como para apresentação de trabalhos.

Programação

Por enquanto, estão confirmados minicursos na área de Educação Inclusiva e debates sobre a formação de professores, qualidade da educação pública, direitos humanos e diversidade. As atividades concentram-se nos períodos da tarde e noite, mas a programação ainda está sujeita a alterações.

Confira algumas atividades:

04/09 (Quarta-feira)

13 às 15h – Credenciamento

14h – Minicurso sobre Educação Inclusiva: Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP)

Ministrantes: Analice Scalssavara Comim; Josiani Aparecida Vieira Brenner; Lia Mara Soster

19h30 – Abertura oficial do evento

Palestra de abertura: Formação de Professores e Direitos Humanos

05/09 (Quinta-feira)

14h – Minicurso sobre Educação Inclusiva: Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP)

19h – Mesa-redonda: Diversidade e Formação de Professores

Temática: Educação para as relações étnico-raciais – Prof.Dra. Sônia Marques (UNIOESTE/Francisco Beltrão)

06/09 (Sexta-feira)

14h – Mesa-redonda: Formação de professores, gestão escolar e qualidade da educação pública

Membros da Mesa: Prof. Dr. Almir dos Santos (UFFS – Erechim); Prof. Dr. Valdecir Soligo (UNIOESTE – Cascavel)

Mediador: Prof. Dr. Gilson Luís Voloski (UFFS – Realeza).

19h – Comunicações: relatos de experiência; relatos de pesquisas; pôsteres e apresentações orais.