Campus Realeza promove 1° Simpósio de Avicultura nos dias 22, 23 e 24 de novembro
As inscrições para participação no evento são gratuitas, basta o interessado confirmar a presença pelo site: bit.ly/simpoavesuffs.

Publicado em: 21 de novembro de 2022 15h11min / Atualizado em: 22 de novembro de 2022 08h11min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promove, nos dias 22, 23 e 24 de novembro, o seu 1° Simpósio de Avicultura. O objetivo do evento é apresentar novas técnicas e perceptivas para melhoria da produção no setor da avicultura, contando com palestras e rodas de conversa com produtores da região. A organização das atividades é do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Bem-Estar e Produção Animal Sustentável (PPG-SBPAS) e do grupo de estudos Suínos e Aves da UFFS.

As inscrições para participação no evento são gratuitas, basta o interessado confirmar a presença pelo site: bit.ly/simpoavesuffs. As atividades serão realizadas presencialmente na Associação Comercial de Realeza (ACIAR), entidade que apoia a iniciativa com a Prefeitura de Realeza, Cresol, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Embrapa. A ACIAR está localizada na Avenida Bruno Zuttion, nº 3993, Centro.

De acordo com o coordenador do PPG-SBPAS, professor Jonatas Cattelam, serão realizadas oito palestras, além de serem apresentados casos de sucessos de granjeiros da região. “Nosso objetivo é promover a integração entre produtores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação na área da medicina veterinária, além de aproveitar o potencial que a região tem na agricultura, especialmente, na produção de frangos bastante característica”, comentou.

Programação

Terça-feira (dia 22/11)

17h - Abertura

17h30 - Palestra "Perspectivas da avicultura para o futuro" - Rafael Lavezzo (médico veterinário da Vibra Agroindustrial)

18h30 - Roda de conversa "Case de sucesso" - Angela Oliveira Lubacheviski (Granja Oliveira)

19h30 - Coffee break

19h50 - Palestra "Principais causas de condenação de carcaça" - Ana Duarte Rufatto (médica veterinária da BRF)

20h50 - Palestra "Ambiência na produção de frangos de corte" - Humberto Marques Lipori (zootecnista do SENAR)

Quarta-feira (dia 23/11)

17h - Abertura

17h30 - Palestra "Manejo inicial: garantindo resultado final desde o início" - Cassius Ramos (médico veterinário da Vibra Agroindustrial)

18h30 - Palestra "Técnicas, ferramentas e inovação aplicadas à produção de aves" - Paulo de Abreu (engenheiro agrícola da EMBRAPA)

19h30 - Coffee break

19h50 - Palestra "Boas práticas para o bem-estar de galinhas poedeiras livres de gaiolas" - Paulo de Abreu (engenheiro agrícola da EMBRAPA)

20h50 - Palestra "Cadeia de perus e mercado consumidor"- Ronivaldo Miotto (médico veterinário

da BRF)

Quinta-feira (dia 24/11)

17h - Abertura

17h30 - Roda de conversa "Case de sucesso" - Elivelton Antonio Bosi (administrador/avicultor  da Granja Bosi)

18h30 - Palestra "Nutrição de frangos de corte: fatores determinantes para o melhor desempenho" - Fabrício Philippsen (zootecnista da BRF)

19h30 - Coffee break

19h50 - Palestra "Avicultura industrial: da fábrica de ração ao abate" - Rafael Pazinatto (médico veterinário da Granja Segalin's)

20h50 - Palestra "Gestão de pessoas e a prática extensionista na Avicultura" - Rafael Costa (médico veterinário PPGVET)