Campus Realeza oferta curso de Especialização em Ensino de Língua e Literatura
As inscrições são gratuitas e são ofertadas 30 vagas

Publicado em: 21 de agosto de 2017 17h08min / Atualizado em: 22 de agosto de 2017 13h08min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza abriu processo seletivo para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Língua e Literatura. De acordo com o Edital nº 795/GR/UFFS/2017, são ofertadas 30 vagas.

As inscrições, que são gratuitas, iniciam nesta segunda-feira (21) e encerram no dia 22 de setembro. Devem ser efetuadas pessoalmente ou por meio de procuração devidamente reconhecida em cartório. O local de inscrição é a Secretaria de Pós-Graduação do Campus Realeza-PR, Sala 126, Bloco dos Professores. Também há possibilidade de encaminhar a inscrição pelos Correios, exclusivamente via Sedex.

Objetivos do curso

O curso é destinado aos profissionais portadores de diploma de curso de nível superior na área de Letras. Os objetivos são: abordar as modernas teorias linguísticas e literárias e estabelecer relações com o ensino de línguas e literatura; identificar, analisar e comparar os diferentes textos/discursos sobre a realidade, amparados nos vários paradigmas teóricos e do senso comum; e apresentar abordagens teórico-metodológicas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa, língua estrangeira e literatura.

Processo de Seleção

O processo de seleção dos candidatos tem três etapas: a primeira (eliminatória) consiste na análise da documentação entregue no ato da inscrição; a segunda é a analise do currículo (classificatória) e do pré-projeto (eliminatória e classificatória); e a última, uma entrevista, a qual está prevista para o período de 4 a 11 de outubro.

Aulas

As aulas serão ministradas às sextas-feiras, das 18h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O início das aulas está previsto para o dia 2 de dezembro de 2017.

O curso totaliza 425 horas, sendo ofertadas disciplinas como "Linguagem, sociedade e subjetividade", "Tópicos em Estudos Literários", "Texto, discurso e ensino", " Leitura e formação do leitor", entre outras.