Campus Realeza oferta 30 vagas para curso de especialização em Ensino de Língua e Literatura
Inscrições serão finalizadas no dia 28 de fevereiro.

Publicado em: 06 de fevereiro de 2018 13h02min / Atualizado em: 07 de fevereiro de 2018 07h02min

Seguem, até o dia 28 de fevereiro, as inscrições para curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. As inscrições e o curso são gratuitos, sendo ofertadas 30 vagas.

Destinado a profissionais formados em cursos de Licenciaturas, Ciências Humanas e Comunicação Social, o curso de especialização totaliza 424 horas, sendo ofertadas disciplinas como "Linguagem, Sociedade e Subjetividade", "Tópicos em Estudos Literários e Estudos Linguísticos", "Texto, Discurso e Ensino", " Leitura e Formação do Leitor", "Literatura Infantil e Juvenil", "Literatura e Outras Artes" e "Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa e Língua Estrangeira".

Os interessados devem efetuar a inscrição pessoalmente ou por meio de procuração na Secretaria de Pós-Graduação do Campus Realeza-PR, sala 126, Bloco dos Professores. Também há possibilidade de encaminhar a inscrição pelos Correios, exclusivamente via Sedex, conforme item 5.2 do Edital Nº 1124/GR/UFFS/2017. Neste caso, serão considerados inscritos os candidatos que postarem a documentação completa até o dia 23 de fevereiro de 2018.

Processo de Seleção

O processo de seleção dos candidatos tem três etapas: a primeira (eliminatória) consiste na análise da documentação entregue no ato da inscrição; a segunda é a análise do currículo (classificatória) e do pré-projeto (eliminatória e classificatória); e a última, uma entrevista, que está prevista para o período de 14 a 19 de março de 2018.

Mais informações sobre a seleção, cronogramas e documentos exigidos podem ser consultados pelo Edital Nº 1124/GR/UFFS/2017.

Aulas

As aulas serão ministradas às sextas-feiras, das 18h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O início das aulas está previsto para o dia 6 de abril de 2018.

Objetivos do curso

Os objetivos são: abordar as modernas teorias linguísticas e literárias e estabelecer relações com o ensino de línguas e literatura; identificar, analisar e comparar os diferentes textos/discursos sobre a realidade, amparados nos vários paradigmas teóricos e do senso comum; e apresentar abordagens teórico-metodológicas de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Literatura.

Atos normativos relacionados: