Campus Realeza inicia cursinho preparatório para ENEM e vestibulares
Cerca de 70 estudantes dos municípios de Realeza, Santa Izabel do Oeste, Ampére, Planalto e Capanema participam das atividades

Publicado em: 23 de maio de 2023 16h05min / Atualizado em: 23 de maio de 2023 16h05min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza deu início ao projeto PET PREPARA, um cursinho gratuito que ajuda a preparar estudantes de escolas públicas da região para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. A iniciativa é desenvolvida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) de Medicina Veterinária e Agricultura Familiar da UFFS e atende, aproximadamente, 70 estudantes dos municípios de Realeza, Santa Izabel do Oeste, Ampére, Planalto e Capanema.

O objetivo é incentivar e oportunizar mais uma opção de preparação para os jovens acessarem o ensino superior. O projeto surgiu a partir de um estudo de demanda realizado pelos integrantes do Grupo PET Medicina Veterinária nas escolas públicas da região. “Nesse estudo, mais de 250 alunos de turmas de terceiro ano do Ensino Médio apresentaram interesse e disponibilidade em participarem dessa proposta. Apesar do grande número de interessados, nossa capacidade de atendimento era limitada, sendo assim, fizemos a seleção para até 70 estudantes”, detalhou a tutora do PET, professora Adalgiza Pinto Neto.

Primeira aula do projeto foi realizada no último sábado (20) (UFFS/Divulgação)

Tendo como referência a diversidade de assuntos apresentados pela matriz do ENEM, os conteúdos do PET PREPARA estão divididos em 12 módulos. As aulas serão ministradas por voluntários, sendo professores, técnico administrativos em educação, petianos e bolsistas integrantes de projetos de pesquisas, extensão, ensino da UFFS. Todas as aulas serão supervisionadas por um professor da área temática da UFFS e serão realizadas às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h40, e aos sábados, das 8h30 às 11h30. A primeira aula do projeto foi realizada no último sábado (20) e contou com a participação do professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Paulo Antônio Liboni Filho, que atua em projetos de extensão e ensino para discutir matemática nas escolas públicas.

A UFFS, assim como outras instituições públicas de ensino superior, tem seu principal processo de seleção de estudantes baseado na nota do ENEM , por isso, boa parte das aulas ministradas no PET PREPARA serão focadas nos temas relacionados às áreas de Linguagens, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Redação solicitados na prova. “O projeto é mais um incentivo para possibilitar a esses alunos uma mudança de realidade social, para superar a desigualdade e preconceitos, oportunizando o ingresso na educação superior de qualidade”, destacou Adalgiza.