Acadêmicos de Letras do Campus Realeza produzem e-book com contos em língua espanhola
Histórias de mistério envolvem crenças locais, lendas e notícias da região Sudoeste do Paraná

Publicado em: 29 de novembro de 2022 14h11min / Atualizado em: 29 de novembro de 2022 14h11min

“Cuentos de misterio”, traduzindo para o português “Contos de mistério”, esse é o título de uma publicação realizada pelos acadêmicos da 10ª fase do curso de Letras do Campus Realeza. O e-book possui quatro contos, todos escritos em língua espanhola, sendo resultado das práticas do Componente Curricular de "Estudos Avançados em Língua Espanhola I”, ministrado pelo professor João Carlos Rossi.

De acordo com o professor, os contos foram criados de forma coletiva, já as histórias envolvem crenças locais, lendas e notícias da região Sudoeste do Paraná. “A produção teve como objetivo fomentar a prática de produção textual em língua espanhola, por meio de gêneros discursivos diversos, buscando potencializar as habilidades da escrita em língua estrangeira. Também foi uma escolha dos estudantes produzirem contos a partir do gênero discursivo conto de mistério. Cada produção conta com um QR Code para que durante a leitura os leitores possam ouvir uma trilha sonora de suspense”, comenta.

A publicação pode ser conferida AQUI.

Para a acadêmica Iara Maria Adriano, a produção do e-book e dos contos envolveu diferentes estudos sobre o gênero literários, bem como a leitura de contos produzidos por variados autores e diferentes temáticas. “Assim, conseguimos visualizar melhor a estrutura do gênero e dispor de uma bagagem para a futura escrita. No momento de produção, relembramos o conteúdo e buscamos inspiração no mistério e terror, temática escolhida pela turma. Ademais, estimular os alunos a produzir textos escritos é de suma importância no processo de ensino aprendizagem de uma língua estrangeira, pois melhora a fluência, nos instiga a pensarmos na língua estudada, amplia o vocabulário, além de propiciar o conhecimento de novas culturas”, explica.