Aberto processo seletivo para quarta turma de especialização em Direitos Humanos do Campus Realeza

Publicado em: 24 de março de 2023 12h03min / Atualizado em: 27 de março de 2023 09h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza está com processo seletivo aberto para ingresso no curso de especialização em Direitos Humanos. O curso é gratuito, assim como as inscrições que devem ser realizadas de 24 de março a 23 de abril. Nesta quarta edição, serão destinadas 35 vagas. A especialização é direcionada aos profissionais com diploma de ensino superior e que tenham interesse pela temática.

O curso totaliza uma carga horária de 430 horas, sendo formado por eixos que abordam fundamentos teóricos e jurídicos dos Direitos Humanos; direitos civis, políticos e sociais no Brasil, seminários temáticos sobre lutas sociais, grupos específicos, cultura e educação; e trabalho de conclusão de curso.

Inscrições

Os interessados devem realizar a inscrição on-line pelo formulário disponibilizado na página oficial do curso. Será necessário anexar documento de identificação; diploma de curso superior de graduação; histórico escolar de curso superior; currículo; e carta de intenções. Todos os documentos devem estar no formato pdf.

A carta de intenções pode conter até três páginas e deve apresentar as motivações para se candidatar a uma vaga no curso, tema de interesse para pesquisa, breve referencial teórico para tratar da temática selecionada e esboço metodológico da pesquisa que pretende realizar como trabalho de conclusão de curso. O modelo está disponível na página oficial do curso.

Detalhes sobre a inscrição estão descritos no Edital Nº 261/GR/UFFS/2023.

Seleção

A seleção será realizada em duas etapas, sendo a primeira com base na análise do currículo e carta de intenções. A segunda fase é uma entrevista com os candidatos, que deve ser realizada de 2 a 6 de maio. A entrevista será agendada pela Secretaria Geral dos Cursos através do e-mail do candidato

Aulas

As aulas serão ministradas aos sábados das 7h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30. O início das aulas está previsto para o dia 20 de maio.