Perfil do Egresso


Perfil do Egresso:

De acordo com a vocação e os compromissos da UFFS, as resoluções e documentos pertinentes em vigência e a flexibilização destas orientações à luz das pesquisas, experiências e expectativas dos docentes e licenciandos em Química da UFFS e de outras IES, os elementos que compõem o perfil do professor de Química, serão:

Com relação à compreensão da Química:

- Compreender os conceitos, leis e princípios da Química.

- Conhecer as propriedades físicas e químicas principais dos elementos e compostos, que possibilitem entender e prever o seu comportamento físico-químico, aspectos de reatividade, mecanismos e estabilidade.

- Acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos e educacionais.

- Reconhecer a Química como uma construção humana e compreender os aspectos históricos de sua produção e suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político.

Com relação à busca de informação e à comunicação e expressão:

- Saber identificar e fazer busca nas fontes de informações relevantes para a Química, inclusive as disponíveis nas modalidades eletrônica e remota, que possibilitem a contínua atualização técnica, científica, humanística e pedagógica.

- Ler, compreender e interpretar os textos científico-tecnológicos em idioma pátrio e estrangeiro (especialmente inglês e/ou espanhol).

- Saber interpretar e utilizar as diferentes formas de representação (tabelas, gráficos, símbolos, expressões, etc.).

- Saber escrever e avaliar criticamente os materiais didáticos, como livros, apostilas, "kits", modelos, programas computacionais e materiais alternativos.

- Demonstrar bom relacionamento interpessoal e saber comunicar corretamente os projetos e os resultados de pesquisa, na linguagem educacional, oral e escrita (textos, relatórios, pareceres, "posters", internet, etc.) em idioma pátrio.

Com relação ao ensino de Química (Ensino Médio):

- Refletir de forma crítica a sua prática em sala de aula, identificando problemas de ensino/aprendizagem.

- Compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações da Química na sociedade.

- Saber trabalhar em laboratório e saber usar a experimentação em Química como recurso didático.

- Possuir conhecimentos básicos do uso de computadores e sua aplicação em ensino de Química.

- Possuir conhecimento dos procedimentos e das normas de segurança no trabalho.

- Conhecer teorias psicológicas-pedagógicas que fundamentam o processo de ensino-aprendizagem, bem como os princípios de planejamento educacional.

- Conhecer os fundamentos, a natureza e as principais pesquisas de ensino de Química.

- Conhecer e vivenciar projetos e propostas curriculares de ensino de Química.

- Ter atitude favorável à incorporação, na sua prática, dos resultados da pesquisa educacional em ensino de Química, visando solucionar os problemas relacionados ao ensino/aprendizagem.

Com relação ao ensino de Ciências Naturais (Ensino Fundamental):

- Formar Professores de Ciências com visão integradora das Ciências da Natureza.

- Contribuir para a superação do déficit de professores licenciados na área de Ciências Naturais;

- Formar professores reflexivos pesquisadores com espírito científico, crítico, criativo e ético;

- Proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades para pesquisa e ensino das Ciências Naturais;

- Propiciar ao licenciando a compreensão das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, para que ele atue profissionalmente através da educação;

- Desenvolver a capacidade de leitura da realidade para produzir e disseminar conhecimentos na área de Ciências Naturais no exercício da cidadania;

- Promover ações que articulem o ensino, a pesquisa e a extensão numa relação de reciprocidade com a sociedade;

- Promover práticas pedagógicas que articulem os conhecimentos construídos pelas ciências com questões emergentes nos contextos da educação básica;

- Incentivar o desenvolvimento de projetos acadêmicos, trabalhos de pesquisa e investigação científica em diferentes contextos práticos de ensino e aprendizagem e de produção dos conhecimentos científicos;

- Desenvolver procedimentos metodológicos adequados à utilização de recursos didático-pedagógicos, tais como atividades experimentais, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), entre outros, a partir de uma visão contextualizada de ciência;

- Suscitar no licenciando a compreensão da educação permanente como pressuposto da formação profissional;

- Promover no licenciando a apropriação dos direitos e das responsabilidades profissionais.

- Contribuir com uma formação profissional que garanta atuação autônoma em diferentes contextos.

Com relação à profissão:

- Ter consciência da importância social da profissão como possibilidade de desenvolvimento social e coletivo.

- Ter capacidade de disseminar e difundir e/ou utilizar o conhecimento relevante para a comunidade.

- Atuar no magistério, em nível de ensino fundamental e médio, de acordo com a legislação específica, utilizando metodologia de ensino variada, contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes e para despertar o interesse científico em adolescentes; organizar e usar laboratórios de Química; escrever e analisar criticamente livros didáticos e paradidáticos e indicar bibliografia para o ensino de Química; analisar e elaborar programas para esses níveis de ensino.

- Exercer a sua profissão com espírito dinâmico, criativo, na busca de novas alternativas educacionais, enfrentando como desafio as dificuldades do magistério.

- Conhecer criticamente os problemas educacionais brasileiros.

- Identificar no contexto da realidade escolar os fatores determinantes no processo educativo, tais como o contexto socioeconômico, política educacional, administração escolar e fatores específicos do processo de ensino-aprendizagem de Química.

- Assumir conscientemente as tarefas educativas, cumprindo o papel social de preparar os alunos para o exercício consciente da cidadania.

- Desempenhar outras atividades na sociedade, para cujo sucesso uma sólida formação universitária seja importante fator.

Com Relação às Áreas de Atuação

O licenciado em Química está apto a atuar como docente na Educação Básica (nível médio e fundamental), como pesquisador e em indústrias dos mais diversos segmentos como: farmacêutico, alimentar, cosméticos, agricultura e metalurgia. Além das suas atribuições, também pode exercer as seguintes atividades, de acordo com a RN nº 36 de 25/04/1974 do Conselho Federal de Química e do Conselho Regional de Química 9º Região:

- Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas.

- Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, no âmbito das atribuições respectivas.

- Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas.

- Exercício do magistério, respeitada a legislação específica.

- Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas.

- Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos.

- Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade.

Fonte: PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Química - Licenciatura