Apresentação

A formação da (o) pedagoga (o) proposta pelo Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura da UFFS - Campus Realeza está amparada em um conjunto de princípios orientadores, que dialogam com os propósitos institucionais e as orientações legais e institucionais, com a pesquisa educacional, com o pensamento pedagógico brasileiro e internacional e com os desafios da formação de professoras (es) da educação infantil e das séries iniciais, da gestão educacional e coordenação pedagógica da Educação Básica, articulada com o contexto regional.

Para além das condições de acesso, o Curso de Pedagogia assume a inclusão como princípio fundamental da ação educativa, que se estende aos diferentes níveis e etapas da Educação Básica e a todas as práticas pedagógicas, sendo necessário realizar aproximações entre os diferentes domínios das ciências, da tecnologia e das linguagens, de modo que a prática de ensinar e de aprender resulte convertida em acolhimento das distintas representações socioculturais das (os) estudantes e docentes.

O Curso de Pedagogia está comprometido com a formação de professoras (es) para atuar na Educação Básica pública, nos termos do PPI da UFFS e em consonância com Política Nacional de Formação de Professoras (es) do MEC, estabelecida pelo Decreto nº 6.755 de 29/01/2009, com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada em nível superior, definidas pela Resolução 02/2015 do CNE, e com a Política institucional da UFFS de formação inicial e continuada das (os) professoras (es) da Educação Básica, definida pela Resolução 02/2017 da CGAE, que enfatiza o compromisso com a Educação Básica pública.

O Curso concebe a docência como profissão, cuja afirmação envolve um processo formativo próprio e se configura como um “tornar-se professor”. Como destaca Paulo Freire (2010, p. 58), “(...) Ninguém nasce professor ou marcado para ser professor. A gente se forma como educador permanentemente na prática e na reflexão sobre a prática”. Não se trata, portanto, de uma simples escolha de pessoas com bom conhecimento, de remunerá-las adicionalmente pela produtividade e oferecer-lhes bom material didático, que substitui a profissionalização docente, como proposto pelo reformismo neoliberal. Mas, de uma qualificação da formação docente capaz de superar a dicotomia e a distância existente entre a teoria e a prática na formação docente, mediante integração da escola e da prática profissional no processo formativo, de forma a conferir-lhe uma perspectiva crítica e reflexiva.

A organização curricular e os processos pedagógicos propostos pelo Curso de Pedagogia encontram-se alicerçados numa concepção de qualidade amparada numa perspectiva histórica e crítica, que integra aspectos epistemológicos, éticos e estéticos para reconhecer os processos socioculturais e para propor alternativas de ação.

No âmbito pedagógico, a qualidade incide sobre a superação de processos formativos tradicionais, focados e limitados à formação técnica, e se compromete com a formação de uma (um) profissional que atue de forma crítica e intencional na direção da construção da justiça, da solidariedade social e do avanço do conhecimento científico e pedagógico emancipatório.