Apresentação

Residência Multiprofissional em Saúde com ênfase em saúde da Família e Comunidade/Atenção Básica/Saúde Coletiva (Especialização)

 

Apresentação:

A Residência em Área Profissional da Saúde – uni ou multiprofissional – é regida pelas disposições da Lei Federal n.° 11.129, de 30 de junho de 2005, pela Portaria Interministerial nº 1.077, de 12 de novembro de 2009, e alterações previstas na Portaria Interministerial MEC/MS Nº 16, de 22 de dezembro de 2014 e pela Resolução nº 1, de 21 de julho de 2015.

Constitui-se em modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, destinada às profissões que se relacionam com o trabalho na área de saúde, sob a forma de especialização em área profissional caracterizada por educação em serviço, desenvolvida em regime de dedicação exclusiva e realizada sob supervisão docente-assistencial.

Em dezembro de 2014, a Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG), do Conselho Universitário (CONSUNI), aprovou a resolução que regulamenta a institucionalização da Residência Médica e da Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde da UFFS (Resolução nº 10/2014-CONSUNI/CPPG).

O Programa tem como base o projeto credenciado junto ao Sistema Nacional de Residências em Área Profissional da Saúde/Multiprofissional – SisCNRMS e está cadastrado no Sistema de Pós-Graduação da UFFS. O Programa de Residência em Área Profissional da Saúde será desenvolvido em 60 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva, não podendo o profissional residente acumular outras atividades profissionais ou formativas em simultaneidade. O candidato selecionado como profissional residente fará jus à Bolsa de Educação pelo Trabalho e receberá acompanhamento docente-assistencial, de responsabilidade conjunta da Universidade e dos serviços de saúde implicados, com duração de 24 (vinte e quatro) meses letivos. O itinerário formativo se distribui em 80% da carga horária total em atividades práticas ou teórico-práticas e 20% da carga horária total em atividades teóricas ou de orientação à pesquisa.

 

Objetivos:

Objetivo Geral:

Especializar profissionais das diferentes áreas que se relacionam com a saúde, através da formação em serviço, com a finalidade de atuar em equipe de forma interdisciplinar na Atenção Básica e na gestão do SUS, além de fornecer subsídios para o desenvolvimento de pesquisas, aprimorando e qualificando a capacidade de análise, de enfrentamento e de proposição de ações que visem a concretizar os princípios e as diretrizes do SUS.

 

Objetivos Específicos:

• Desenvolver residência na área de Atenção Básica, para o desempenho de atividades baseadas nos princípios e diretrizes do SUS e políticas de saúde vigentes.

• Qualificar profissionais com formação na área da saúde para atuarem na assistência em Atenção Básica, gerando, no exercício de sua prática, novas tecnologias e modos de cuidar adequados ao modelo de atenção proposto;

• Oportunizar o desenvolvimento de habilidades para identificar os determinantes sociais e ambientais da saúde dos indivíduos e das comunidades;

• Propiciar a compreensão da realidade, considerando a diversidade e complexidade do contexto sócio-histórico-cultural;

• Aprofundar os conhecimentos e a capacidade de análise crítica visando à atenção integral à saúde;

• Estimular o desenvolvimento da prática alicerçada na concepção de vigilância em saúde;

• Capacitar o desenvolvimento de ações de promoção e educação em saúde;

• Possibilitar o conhecimento de ações de planejamento, gestão e a avaliação desenvolvidas nos serviços de saúde da área de Atenção Básica;

• Identificar e conhecer as redes intersetoriais para cuidado em saúde;

• Estimular a participação nos espaços de controle social.

 

Público-Alvo:

O público-alvo serão egressos dos cursos de graduação na área da Saúde, nos núcleos profissionais de Farmácia, Enfermagem e Psicologia que forem aprovados no Processo Seletivo específico para a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade/Atenção Básica/Saúde Coletiva.

Turno

Integral

Duração Mínima

12 meses

 Modalidade

Multiprofissional com ênfase na Atenção Básica/ Saúde da Família e Comunidade/ Saúde Coletiva

 

Número de vagas anuais 

Campo de Prática - Município de Marau

Programas

Vagas

Enfermagem

02

Psicologia

02

Farmácia

02