UFFS promove seminário regional com o tema "Os desafios regionais da saúde na atualidade"
Os desafios da atenção integral à saúde no contexto mundial e o cuidado à saúde nos municípios diante do congelamento de recursos com a EC-95 estão entre os assuntos abordados

Publicado em: 04 de maio de 2018 17h05min / Atualizado em: 07 de maio de 2018 11h05min

A UFFS – Campus Passo Fundo promoveu nesta sexta-feira (4) um seminário com o tema “Os desafios regionais da saúde na atualidade”. O evento foi construído em parceria entre a UFFS, através do programa de Extensão “Formação de atores sociais a partir da Educação Popular em saúde”, o Conselho Comunitário e Conselho de Campus, a Universidade de Passo Fundo (UPF), a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, as secretarias de saúde do municípios de Passo Fundo, Marau, Pontão e seus respectivos conselhos de saúde, o Centro de Educação e Assessoramento Popular, entidades sindicais e comunidade. 

O Seminário iniciou com a palestra “Os desafios da atenção integral à saúde no contexto mundial”, ministrada por Ardigò Martino, que é doutor em Cooperação Internacional e Desenvolvimento Sustentável e pesquisador no Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Internacional e Intercultural - Alma Mater Studiorum da Universidade De Bologna, na Itália.

Ardigò Martino faz parte do Laboratório Ítalo Brasileiro de Formação e de Práticas em Saúde Coletiva que reúne dezenas de universidades do Brasil com a Itália. A UFFS tem marcado presença em alguns eventos e atuando em parceria com as iniciativas desde 2013. Em sua apresentação foram apontadas discussões que versam sobre o processo de mudança que vivenciamos em termos de envelhecimento da população, transição epidemiológica de foco nas doenças infecto-contagiosas para as doenças crônicas e situações provocadas pela violência ou oriundas das condições de vida em meio as desigualdades sociais, econômicas e culturais exigindo outras formas de abordagem como o cuidado integral à saúde, a reorganização do sistema de saúde, das redes de atenção e dos processos de trabalho, a qualificação dos profissionais da saúde, as ações de promoção da saúde, educação em saúde e a participação popular ativa das comunidades e suas expressões organizativas. 

Logo após, no período da tarde, foi realizada a mesa-redonda “O cuidado à saúde nos municípios diante do congelamento de recursos com a EC-95”, que tratou dos impactos da EC-95 a cerca do congelamento dos recursos da saúde e educação por 25 anos ameaçando o futuro dos serviços de saúde saúde em todos os municípios. A Mesa-redonda foi coordenada pela professora da UFFS, Vanderléia Laodete Pulga. Na sequência aconteceu um debate e encaminhamentos sobre as tarefas colocadas aos gestores, universidades, trabalhadores, conselheiros e estudantes. Sendo que um dos compromissos conjuntos assumidos entre os participantes foi a ampliação do Comitê em Defesa do SUS proposto pela UFFS. As ações deste Comitê serão divulgadas nos próximos dias.

Galeria de Imagens: