UFFS participará de pesquisa inédita sobre avanço do coronavírus no RS
Acadêmicos participarão como entrevistadores, para identificar a evolução e o número de casos do coronavírus no Estado, incluindo pessoas assintomáticas em oito regiões

Publicado em: 31 de março de 2020 11h03min / Atualizado em: 31 de março de 2020 13h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo participará de uma iniciativa do governo do Estado do Rio Grande do Sul para estimar, com base científica, o percentual da população gaúcha infectada pela COVID-19 e o ritmo de avanço da pandemia no Estado.

Se trata de um estudo inédito, a partir de amostragens epidemiológicas sequenciais, que permitirá identificar a prevalência da doença por regiões, o contingente de pessoas atingidas pelo novo coronavírus, mas que não apresentam sintomas e projetar incidência de casos mais graves e até o grau de letalidade da doença.

O estudo será uma das principais referências ao governo gaúcho na definição de estratégias de enfrentamento da pandemia.

Sob a coordenação do reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Curi Hallal, o trabalho da epidemiologia da COVID-19 mobiliza um grupo de especialistas de outras quatro Universidades Federais do RS.

 

Pesquisa de campo

A primeira rodada de aplicação dos testes por amostragem deve ocorrer nos próximos dias, tão logo cheguem ao Estado os kits disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Conforme detalhou o reitor da UFPel, serão 4.500 coletas a cada uma das quatro pesquisas de campo prevista pelo estudo (com intervalo de duas semanas entre cada uma delas).

Segundo Hallal, "Ao conhecermos a proporção de infectados e a velocidade de expansão da doença, poderemos recomendar estratégias para os serviços de saúde baseadas em dados reais, da nossa própria população. É algo que todos os governos, locais, regionais e nacionais precisam nesse momento. O Rio Grande do Sul servirá de exemplo para outras regiões, certamente".

Ao mesmo tempo, o estudo permitirá com maior grau de acerto estimar a taxa de letalidade da COVID-19, o que certamente será determinante nas próximas decisões sobre o confinamento ou não ao longo das próximas semanas.

Serão 18 mil testes que deverão ser aplicados, divididos em quatro rodadas a serem implementadas com intervalo de duas semanas, com coletas nas residências. A cada etapa, novas pessoas serão diagnosticadas.

 

A partir de critérios do perfil populacional (IBGE), a pesquisa de campo será em oito regiões intermediárias:

• Pelotas
• Santa Maria
• Uruguaiana
• Ijuí
• Passo Fundo
• Caxias do Sul
• Santa Cruz do Sul/Lajeado
• Grande Porto Alegre

Além da UFFS, a IMED e UPF também participarão desse estudo em Passo Fundo. As três instituições irão recrutar voluntários interessados em participar do estudo como entrevistadores.

Os voluntários podem se inscrever até as 17h do dia 31 de março de 2020, de acordo com o EDITAL Nº 2/ACADPF/UFFS/2020.

 

Fonte: Ascom/Seplag