UFFS participa do Seminário de Valorização do Profissional da Educação
O projeto "Avaliação da saúde de professores da rede pública de ensino", coordenado pelo professor Gustavo Olzanski Acrani foi apresentado no evento

Publicado em: 31 de outubro de 2019 14h10min / Atualizado em: 31 de outubro de 2019 17h10min

Na tarde de ontem (30), a Universidade Federal da Fronteira Sul por meio dos professores Gustavo Olzanski Acrani e Ivana Loraine Lindemann, participaram do Seminário de Valorização do Profissional da Educação. O evento ocorreu no auditório da IMED e foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Fórum Municipal de Educação e Rede de Apoio à Escola.

O Seminário de Valorização do Profissional de Educação contou com a participação de quatro painelistas que abordaram  temas envolvendo a saúde do professor e bem-estar e valorização docente, mediadas pelo professor Mário Luiz Junges Júnior e pela coordenadora da 7ª CRE, Carine Imperator Weber.

O projeto apresentado "Avaliação da saúde de professores da rede pública de ensino", coordenado pelo professor Gustavo Olzanski Acrani, é um estudo quantitativo, observacional, do tipo transversal, desenvolvido com professores da rede pública de ensino da cidade de Passo Fundo, RS. O objetivo é descrever características de vida, sociodemográficas, condições de trabalho e de saúde de professores da rede pública de ensino. Para tanto, é aplicado um questionário, via correio eletrônico, a uma amostra de professores da rede pública de ensino da zona urbana do município.

Segundo Acrani, o projeto ainda se encontra em andamento, na fase de coleta de dados, por meio de um questionário online que foi enviado aos professores da rede pública municipal e estadual, com auxílio dos diretores de todas as escolas. Foram visitadas todas as escolas da cidade para divulgar a pesquisa com o auxílio da 7º Coordenadoria Regional de Educação e da Secretaria Municipal de Educação e dos sindicatos dos professores municipais (CMP Sindicato) e sindicato dos professores estaduais (CPERS).

Os professores envolvidos no projeto são:

Ivana Loraine Lindemann;

Amauri Braga Simonetti;

Athany Gutierres;

Daniela Teixeira Borges;

Jossimara Polettini;

Lissandra Glusczak;

Lucimar Maria Fossati de Carvalho;

Regina Inês Kunz;

Shana Ginar da Silva;

Rogerio Tomasi Riffel;

Marcelo Soares Fernandes.

Além disso, o projeto conta com o bolsista de Iniciação Científica Leonardo Oleques Schomberg e os seguintes alunos voluntários: Ágata Casalli, Cristina Caren Coghetto, Matias Gonçalves e Taynara Leirelles.

Galeria de Imagens: