UFFS participa da Semana do Sono
Simpósio será realizado nesta segunda (11) no auditório do Campus

Publicado em: 08 de março de 2019 15h03min / Atualizado em: 11 de março de 2019 09h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul promoverá o simpósio "As várias faces do dormir bem e envelhecer com saúde - A multidisciplinaridade do sono", nesta segunda-feira (11), às 19h30, no auditório do Campus Passo Fundo.

O evento faz parte de uma série de ações que integram a Semana do Sono, uma campanha nacional fomentada pela Associação Brasileira do Sono ( ABS), e tem por objetivo  conscientizar sobre a importância do sono para a saúde e qualidade de vida.

No Campus Passo Fundo, o simpósio é coordenado pelo professor da UFFS, médico e preceptor da Residência em Clínica Médica da UFFS Tiago Simon. Como palestrantes, o evento terá o médico e supervisor do Programa de Residência Médica em Neurologia da UFFS Alan Frohlich, que abordará o tema "A medicina do sono", a cirurgiã-dentista do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia (SNN) Paula Frohlich, que falará sobre "O odontólogo e os distúrbios do sono", a fisioterapeuta Amanda Sachett com o tema "Papel da fisioterapia nos distúrbios do sono", a fonoaudióloga Lisiane Siqueira, mostrando o papel da fonoaudiologia nos distúrbios do sono e a nutricionista Grasieli Danieli, que abordará a atuação da nutrição no sono e seus distúrbios.

O evento é aberto a toda comunidade acadêmica e as inscrições serão feitas no local. Ao final será fornecido certificado aos participantes.

A programação completa ainda inclui:

12/03/2019 - TERÇA-FEIRA

PALESTRA: Você conhece os benefícios de uma boa noite de sono? Os impactos profissionais e sociais das noites mal dormidas

PALESTRANTES: Dr. Tiago Simon - UFFS / Ft. Amanda Sachett – IMED e residência multiprofissional HC

LOCAL: Auditório Antonino Xavier de Oliveira (Hospital de Clínicas de Passo Fundo – HCPF) – Rua Tiradentes, 295

PÚBLICO-ALVO: Servidores, alunos, residentes, colaboradores e comunidade em geral

HORÁRIO: 11h

14/03/2019 - QUINTA-FEIRA

Palestra: Aspectos evolutivos do sono ao longo da vida, porque dormir bem é envelhecer com saúde?

PALESTRANTE: Dr. Cassiano Forcelini - UPF

LOCAL: Anfiteatro do HSVP Filial – Rua Uruguai, 2050

PÚBLICO-ALVO: Servidores / colaboradores do HSVP, corpo clínico, residentes, acadêmicos e comunidade em geral

HORÁRIO: 19h15

15/03/2019 - SEXTA-FEIRA

ATIVIDADE EXTERNA (tempo de duração: 2 horas)

Divulgar medidas de higiene do sono e os sinais dos transtornos do sono mais prevalentes

Distribuição de material informativo na forma de cartilha fornecida pela ABS e aplicação de questionário sobre qualidade e distúrbios do sono. A atividade contará com a  participação dos acadêmicos do curso de Medicina da UFFS, UPF, IMED, Residência Multidisciplinar em Saúde HC/PMPF/UPF.

LOCAL: Hall da Central de Consultas do Hospital de Clínicas de Passo Fundo – Rua Tiradentes, 295

PUBLICO-ALVO: Comunidade em geral

HORÁRIO: 15h às 17h

15/03/2019 - SEXTA-FEIRA