Reitor em exercício da UFFS profere aula inaugural na ITEPA Faculdades
Antônio Inácio Andrioli debateu com professores e alunos o uso de agrotóxicos e a produção de alimentos

Publicado em: 25 de julho de 2017 15h07min / Atualizado em: 31 de julho de 2017 15h07min

A Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – ITEPA Faculdades realizou na última segunda-feira (24), uma aula de abertura das atividades do 2º semestre entre professores e alunos. O encontro, que ocorreu na sede da faculdade em Passo Fundo e foi coordenado pela vice-diretora, Selina Dal Moro, debateu, entre outras questões, a realidade brasileira no que se refere às implicações do agrotóxico para a produção de alimentos, tendo como convidado para esse momento o  professor e reitor em exercício da UFFS, Antônio Inácio Andrioli.

foto do publico

Andrioli, que possui publicações acerca desse assunto, afirma que a transgenia na agricultura e o aumento do uso de agrotóxicos é uma realidade principalmente no Sul do Brasil onde há mais de 10 anos se cultiva a soja transgênica e tem aumentado exponencialmente o uso de glifosato, nome comercial Roundup, que é um produto prejudicial e cancerígeno. Segundo Andrioli, “a combinação da soja transgênica e o aumento da dose e do uso de agrotóxicos para além da recomendação técnica que estava prevista vêm contaminando águas, solos, alimentos”.

Foto de andrioli

A partir de estudos nacionais e internacionais que apontam para essa relação do uso do agrotóxico com o câncer, o debate foi construído com a discussão sobre qual seria o papel da ciência nesse processo. Para Andrioli, “esse tipo de tecnologia é derivado de uma concepção de ciência que prevê a morte dos seres vivos, que para manter uma planta em situação de monocultura – um absurdo do ponto de vista ambiental – eliminam-se as demais plantas. É claro que é uma reação da natureza e esse é o problema da concepção de ciência que está por trás disso”.

Andrioli faz uma relação entre a UFFS e a ITEPA afirmando que essas instituições, enquanto academia, somam-se ao processo de construção de conhecimento e precisam fazer uma reflexão sobre a forma como a ciência vem sendo desenvolvida. “Nós temos em Passo Fundo, pela UFFS, o curso de Medicina, que domingo (23) completou quatro anos, o qual foi criado numa outra perspectiva, que é entender primeiro a saúde antes da doença. E isso pressupõe uma prática interdisciplinar do ponto de vista da ciência, pressupõe o fortalecimento da saúde pública e coletiva e prevê uma série de iniciativas que nós estamos desenvolvendo no sentido de inserir nossos estudantes na sociedade, para que eles possam entender o contexto em que vão atuar e as situações que geram problemas de saúde na nossa região. Compreender isso e relacionar com nosso jeito de produzir alimentos é fundamental para uma universidade que cresce e se afirma nessa região", finaliza Andrioli.

A UFFS e o ITEPA desenvolvem ações conjuntas há algum tempo e um termo de cooperação está em via de ser assinado. A aula inaugural do professor Antônio Inácio Andrioli culmina com esse interesse mútuo de consolidar uma parceria a longo prazo. Em um futuro próximo vislumbra-se a criação conjunta de um curso de Pós-Graduação Lato Sensu sobre espiritualidade e saúde.

Foto de selina Dal moro

Sobre essa possibilidade, Selina Dal Moro afirma:  “estamos de fato com uma expectativa muito grande na contribuição que esse segundo semestre possa dar à formação dos nossos acadêmicos e também aos professores, assim como em relação a essa parceria com a UFFS – Campus Passo Fundo em termos do desenvolvimento dos cursos de Extensão, especialmente acerca da ligação entre espiritualidade e saúde. Esse seria o grande motivo que nos leva a essa integração, sabendo do espírito que a UFFS imprime aos seus cursos e que se integra perfeitamente ao espírito da ITEPA no sentido de entender a integralidade do ser humano e, portanto, a espiritualidade não fica desconexa dessa interação", conclui Dal Moro.

Para Vanderlei Farias, diretor do Campus Passo Fundo, “os temas da espiritualidade e da saúde são temas de interesse dessas duas instituições,  e essa cooperação é uma  possibilidade do desenvolvimento de estratégias pedagógicas pertinentes”.