Evento do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde contou com lançamento de livro
Publicação tem como organizadores docentes da UFFS - Campus Passo Fundo

Publicado em: 13 de abril de 2022 09h04min / Atualizado em: 10 de maio de 2022 14h05min

A experiência pedagógica e política do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, realizada pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Passo Fundo e pela Prefeitura Municipal de Marau-RS, foi apresentada no livro “Residência multiprofissional em saúde: costurando redes de cuidado e formação no norte gaúcho”. A obra está publicada na Editora Rede Unida e teve lançamento das versões digital e impressa nos dias 05 de maio, às 19h30, no Campus Passo Fundo, e 06 de maio, às 8h30, na Casa de Cultura de Marau.

A obra possui 15 capítulos escritos por docentes, pesquisadores, preceptores, tutores, residentes e egressos do Programa, além de dois prefácios – um com a voz da Universidade e outro com a voz do município. Entre os autores, estão especialistas, mestres e doutores, muitos egressos de residência multiprofissional em Atenção Básica ou de residência médica em Medicina de Família e Comunidade. Os autores pertencem às categorias de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Filosofia, Fonoaudiologia, Medicina, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Veterinária e atuam em universidades do Rio Grande do Sul ou em prefeituras da região norte desse estado.

A palestra de lançamento da publicação no Campus Passo Fundo foi com o professor Ricardo Burg Ceccim, pós-doutor em Antropologia Médica pela Universitat Rovira Virgili, Espanha.

  

 

As “costuras” da obra trazem análises de caráter intersetorial, interprofissional e interdisciplinar, com transversalidade às grandes áreas de conhecimentos da saúde, ciências humanas e sociais, em particular o campo da saúde coletiva. Tece diálogos com o propósito de produzir visibilidade às experiências vividas no processo formativo e no contato com os territórios, de tal forma que possibilitem ampliar as reflexões sobre as residências em área profissional da saúde em geral e com ênfase na Atenção Básica, em particular. Contribui também com os estudos sobre a educação permanente em Saúde e a aprendizagem ativa na formação profissional e com o desenvolvimento do trabalho nos sistemas locais de saúde.

Trata-se de uma obra realizada a muitas mãos, com diferentes cores e tecidos, que foram se alinhavando na arte de costurar experiências vivenciadas no cotidiano do ensino-serviço-comunidade. A costura como arte que se dá no cotidiano, aparentemente simples e manual, carrega em si a sutileza e os saberes ancestrais das capacidades e habilidades de criação, de unir peças separadas e diferentes, dando-lhes sentido. Costurar diferentes pontos das redes intersetoriais de atenção à saúde, relações entre as equipes, formas de gestão e participação e integrar as instituições nas ações entre o ensino-serviço-comunidade é o desafio que os processos cotidianos de produção do cuidado e da formação na área de saúde enfrentam todos os dias.

 

 

A obra na íntegra está disponível no  link abaixo:

Residência multiprofissional em saúde: costurando redes de cuidado e formação no norte gaúcho