Passo Fundo promoveu hoje cerimônia de ingresso de médicos residentes
Os novos residentes irão atuar nos 04 cenários de prática que compõe a residência do Campus

Publicado em: 01 de março de 2021 08h03min / Atualizado em: 01 de março de 2021 14h03min

O Campus Passo Fundo promoveu, na manhã desta segunda (01), uma cerimônia virtual de ingresso dos médicos residentes da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo.

O evento teve a presença dos novos médicos residentes dos 04 cenários de prática que compõe os programas de residência da UFFS - Campus Passo Fundo.

A parceria da UFFS com os hospitais propicia que a Universidade qualifique sua formação médica, ao mesmo tempo em que a instituição hospitalar aperfeiçoa seus processos e o atendimento de seus pacientes. O trabalho da Universidade e dos hospitais nos permitem acreditar que o ensino qualificado transforma as práticas médicas, contribuindo para que tenhamos profissionais da saúde comprometidos com os problemas que afligem a comunidade.

A UFFS - Campus Passo Fundo possui hoje 264 médicos residentes realizando seus estudos em 04 cenários de prática distintos. São 16 programas de residência médica no Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF), 22 programas no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), 01 programa no Hospital e Caridade de Carazinho (HCC) e 01 programa no Hospital de Olhos Lions em Passo Fundo.

 

Palestras

Neste evento, foram oferecidas aos participantes as palestras Ética Médica e Prontuário Médico e Judicialização. 

Para falar sobre ética médica, foi convidado a dra. Dilza Teresinha Ambrós Ribeiro, secretária-geral do Conselho Federal de Medicina, doutora em Bioética pela Universidade de Porto em Portugal e Médica da Universidade Federal do Acre. A doutora Dilza foi membra efetiva das comissões de Cooperativismo Médico, Humanidades Médicas e Bioética, além de coordenadora da Comissão de Integração de Médicos de Fronteira e vice-corregedora do Conselho Federal de Medicina.

A palestra Prontuário Médico e Judicialização  foi apresentada por Felipe Leichtweis, mestre em Ciências Criminais pela PUC-RS e especialista em Direito Europeu pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Felipe Leichtweis é professor da Escola de Ensino Verbo Jurídico na área de Direito Médico.

Galeria de Imagens: