Núcleo de Apoio pedagógico promove formação pelo método OSCE
Evento on-line ocorre na próxima terça-feira, a partir das 19h30.

Publicado em: 28 de setembro de 2022 15h09min / Atualizado em: 28 de setembro de 2022 15h09min

O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo promoverá, no dia 04 de outubro, a partir das 19h30, evento de formação pelo método Exame Clínico Estruturado e Objetivo (OSCE). Com a temática Elaboração de Casos, tem como objetivo ampliar os conhecimentos e qualificar as práticas que vem sendo desenvolvidas no Curso de Medicina.

A formação será ministrada pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), Valdes Roberto Bollela.

O evento poderá ser acompanhado pela sala virtual: https://uffs.webex.com/meet/nap.pf

O método OSCE (Objective, Structured Clinical Examination) é um dos mais confiáveis para avaliação de competências clínicas de estudantes e residentes, assim como para certificação profissional e avaliação de profissionais médicos em atividade. Os participantes se alternam por várias estações simulando um ambiente real de atendimento com o propósito de realizar diversas tarefas clínicas. Em cada uma delas apresenta-se, ao treinando, casos clínicos e atividades ligadas à Pediatria, Atenção Básica em Saúde, Saúde Mental, Clínica Médica, Saúde da Mulher e Cirurgia.

Sobre o ministrante

Valdes Roberto Bollela é professor Associado da Divisão de Moléstias Infecciosas e Tropicais do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Ganhador do Prêmio de Excelência em Docência de Graduação no ano de 2013 dentro da sua própria unidade (FMRP-USP) e da Universidade de São Paulo (USP).

Como pesquisador, atua na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Tropicais, atuando principalmente nos seguintes temas: Tuberculose drogarresistente (TB-DR) e micobactérias não tuberculosas, aids, diagnóstico molecular de infecções e da resistência do M. tuberculosis. Desde novembro de 2017 é membro integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Tuberculose (INCT-TB) do CNPq, submetido para INCT 16/2014. Pesquisador na área de educação médica, com ênfase em desenho e avaliação curricular, avaliação do estudante e internato médico.

Autor dos livros: Bridging the gaps: Internato baseado em competências, Educação Baseada na Comunidade: aprendendo com a experiência Brasileira (2012), e Adesão: o presente e o futuro na luta para o controle do HIV/aids.