Mensagem do Diretor da UFFS - Campus Passo Fundo

Publicado em: 30 de março de 2022 16h03min / Atualizado em: 30 de março de 2022 18h03min

O Campus Passo Fundo da Universidade Federal da Fronteira Sul recebeu, de 22 a 25 de março de 2022, a comissão de avaliação designada pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação, para fins de reconhecimento do curso de Medicina.

De acordo com os protocolos oficiais do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o curso de Medicina foi examinado nas dimensões: (1) Organização didático pedagógica, (2) Corpo docente e (3) Infraestrutura, obtendo o conceito máximo (nota 5, numa escala de 1 a 5).

Trata-se, portanto, de um momento de expressiva alegria para o conjunto dos sujeitos (instituições e pessoas) que conformam o corpo e a alma do curso de Medicina do Campus Passo Fundo. Por isso, a Direção faz questão de reconhecer, agradecer e engrandecer o engajamento pessoal e coletivo dos seguintes atores:

✫ Administração superior e comunidade acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul;

✫ Dirigentes e órgãos colegiados do Campus Passo Fundo (Conselho de Campus, Conselho Comunitário, Colegiado de Curso, Núcleo Docente Estruturante, Coreme e Coremu);

✫ Professores e preceptores de alunos de graduação e dos programas de residência;

✫ Servidores técnico-administrativos em educação e servidores terceirizados;

✫ Alunos de graduação e suas entidades representativas (Diretório Acadêmico, Atlética e ligas acadêmicas) e residentes;

✫ Poderes públicos de Passo Fundo, Água Santa, Carazinho, Ernestina, Marau, Pontão, Sananduva e Sertão, suas unidades básicas de saúde, hospitais e seus profissionais e servidores técnicos da saúde;

✫ Instituições hospitalares comunitárias/filantrópicas de Passo Fundo e região (Hospital São Vicente de Paulo, Hospital de Clínicas, Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, Hospital de Olhos, Hospital de Caridade de Carazinho e Hospital São João de Sananduva), seus administradores, profissionais da saúde (de modo especial, os que realizam trabalhos de preceptoria) e demais servidores;

✫ Pacientes e todas as pessoas destinatárias das práticas de saúde realizadas, no contexto do ensino-serviço, pelos professores, preceptores, residentes e alunos da graduação, nos diferentes níveis hierárquicos de atenção à saúde;

✫ Demais pessoas e instituições que, de formas diversas, apoiaram e contribuíram na implantação e desenvolvimento desse projeto universitário público federal.

✫ Comunicadores e instituições de comunicação da cidade e da região.

O Campus Passo Fundo faz um reconhecimento particular à Comissão Avaliadora do Inep/MEC, formada por profissionais experientes, isentos, competentes e assertivos.

O conceito máximo (5) atribuído pelo MEC ao nosso curso de Medicina coroa um processo conduzido paciente e acuradamente desde a primeira hora, como se fosse uma sinfonia executada, sem descompassos ou dissonâncias, por inúmeros artistas, atentos e ousados. O conceito é também, e principalmente, um sinal de futuro que suscita ainda maior engajamento, resiliência e ousadia de todos nós.

Passo Fundo, 30 de março de 2022.

Dr. Julio César Stobbe
Diretor

Para mais informações sobre a UFFS e o Campus Passo Fundo, sugerimos os seguintes vídeos: