Curso de Medicina da UFFS comemora quatro anos em Passo Fundo
No domingo (23) o Campus comemora quatro anos de criação na cidade de Passo fundo

Publicado em: 21 de julho de 2017 11h07min / Atualizado em: 24 de julho de 2017 14h07min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Passo Fundo comemora, no domingo (23), quatro anos da sua criação. Foi no dia 23 de julho de 2013 que ocorreu a publicação da Portaria nº 323 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, a qual autorizou o funcionamento do curso de Medicina em Passo Fundo, como parte da Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior.

O Campus Passo Fundo atualmente funciona no Seminário Nossa Senhora Aparecida. Mas, para o início do ano de 2018 já está prevista a mudança para o Campus definitivo, na área do antigo quartel do exército da cidade de Passo Fundo, doada pela União à UFFS através da Portaria nº 301 do Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão, de 22 de dezembro de 2016. A área doada é de cerca de 5 hectares, onde está sendo edificada a primeira obra do campus definitivo, um bloco de 5.344.41 m2, que abrigará salas de aulas, laboratórios, auditório, salas para a estrutura administrativa e espaço de convivência. Nessa área já funciona o ambulatório do Hospital São Vicente de Paula (HSVP) em parceria com a UFFS e está previsto, para este segundo semestre de 2017, o início das atividades do ambulatório do Hospital da Cidade. Todo o atendimento nesses ambulatórios é gratuito.

Foto da construção do campus

Consolidação

Com quatro anos, a UFFS – Campus Passo Fundo possui 210 alunos no curso de Medicina, 248 médicos residentes e 12 residentes da residência multiprofissional. São 30 programas de residência médica e três programas de residência multiprofissional. O curso de Medicina possui 59 professores para 210 alunos o que dá uma média de 1 professor para cada 3,5 alunos – uma média de qualidade internacional.

Nesse mês de julho os alunos do curso de Medicina iniciaram suas atividades de Internato Médico no HSVP, no Hospital da Cidade ( HC) e, também, no Hospital de Caridade de Carazinho (HCC). Além de parcerias já existentes em programas de imersão nas cidades de Ernestina, Sertão, Ronda Alta, Pontão, Barra Funda, Água Santa, Marau e Carazinho.

De acordo com o diretor do Campus Passo Fundo, Vanderlei de Oliveira Farias, dentre as razões para comemorar a autorização do Campus estão "a consolidação da universidade como universidade pública, com o ingresso de 95% dos alunos oriundos de escola pública, a infraestrutura de laboratórios e salas de aula e as obras, que estão em fase final, anunciando um futuro com cada vez mais qualidade na construção do conhecimento".

Ainda segundo Vanderlei, a presença da UFFS também impacta na economia de Passo Fundo. "Diretamente, a UFFS injeta mais de R$ 1 milhão na cidade através de pagamento de salários, pagamento de bolsas de residência e preceptoria, para citar alguns. Além disso, os alunos, técnicos e professores alugam e compram imóveis na cidade e usam o comércio e os serviços. De modo indireto, muitos prestadores de serviços são contratados pelas empresas que trabalham para a Universidade", aponta.

O diretor finaliza afirmando que "o projeto de uma universidade pública não teria como ser edificado sem uma base sólida das parcerias de diferentes segmentos da sociedade como hospitais, prefeituras, câmaras de vereadores, iniciativa privada e outras instituições de ensino".

Entre os desafios para os próximos anos, Vanderlei aponta a manutenção da excelência acadêmica, a conquista de novos códigos de vagas para contratação de docentes e técnicos, a expansão do campus e de cursos na área da Saúde e consequente expansão da Pós-Graduação e a obtenção de novos investimentos.