II COEPE movimenta Campus Passo Fundo
Evento teve a participação da comunidade acadêmica e regional

Publicado em: 13 de junho de 2017 14h06min / Atualizado em: 13 de junho de 2017 16h06min

Ocorreu na última sexta-feira (9), a II Conferência de Ensino Pesquisa e Extensão (COEPE), promovida pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Passo Fundo. O tema abordado foi “Universidade, Saúde e Comunidade: Integrando Caminhos”.

A COEPE é um evento institucional, que visa promover e fortalecer os espaços de participação da comunidade acadêmica e regional na definição das políticas, diretrizes e ações que devem orientar o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Cultura da UFFS. Além disso, promover a cultura da participação no processo de avaliação e de planejamento das áreas acadêmicas da UFFS e fomentar a integração universidade-sociedade e a participação da comunidade regional nos processos de definição das diretrizes e ações institucionais.

Depois da mesa de abertura, foi ministrada a palestra "Os grandes desafios da saúde pública e da Universidade", pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alcides Miranda. Na sequência, o público presente foi encaminhado aos fóruns temáticos que abordaram os seguintes temas: Agricultura Familiar, Agroecologia, Segurança Alimentar e Saúde; Formação Profissional em Saúde, Consolidação e Expansão do Campus Passo Fundo; Inclusão e Ações Afirmativas; Direitos Humanos, Saúde e Cidadania; Economia, Saúde e Políticas Públicas; Tecnologia de Inovação e Economia em Saúde e Educação e Saúde.

Foto do publico e apresentacao de propostas

A Comissão Organizadora da II COEPE avaliou o evento positivamente como um momento forte de mobilização e interação da comunidade acadêmica e comunidade regional, reafirmando os princípios e compromissos da Universidade, além da oportunidade em avaliar o momento atual e os grandes desafios que se colocam. Para Adelmir Fiabiani, integrante da Comissão Organizadora, a II COEPE “atendeu a expectativa, que era a presença de vários segmentos, tanto presença interna quanto presença da comunidade regional, significativa, que mostra que a Universidade está cumprindo sua função de formar e também de transformar a sociedade”.

participacao do publico

O diretor do Campus Passo Fundo, Vanderlei de Oliveira Farias, avalia como bastante positivos o resultado da II COEPE e a presença dos diferentes segmentos da Universidade. “Foi uma participação de qualidade, os debates nos fóruns foram bastante ricos”. Ainda segundo o diretor, “a Universidade como um todo foi pensada, não foi um momento de reflexão somente para o Campus, mas se pensou a Universidade como um todo, e os debates nos fóruns temáticos foram nesse sentido, de pensar a UFFS como instituição e ainda projetar o futuro do Campus Passo Fundo”, pontua.

Fóruns Temáticos

Segundo Vanderleia Pulga, também integrante da Comissão Organizadora, “esta é a Universidade que ouve a comunidade para definir seus rumos". Para a professora, foi "uma tarde de trabalho intenso e efetivo, na qual conseguimos, a partir da identidade do nosso Campus, que é a Saúde, debater o conjunto dos fóruns temáticos presentes na II COEPE”.

"A II COEPE foi importante por criar espaços de debate, discussões e crescimento, fomentando uma formação política, ideológica e de conhecimento, o que é  típico de um ambiente universitário", avalia Cristiano Carvalho, que também faz parte da organização.

foto de um fórum temático

Um documento será elaborado e encaminhado à Coordenação Geral do evento para ser discutido no mês de setembro, em Chapecó-SC, onde os delegados eleitos debaterão as propostas dos campi.

foto de aceitação dos delegados