Curso de Medicina comemora seis anos em Passo Fundo
Nessa terça-feira (23), a UFFS comemora seis anos de implantação do curso na cidade

Publicado em: 23 de julho de 2019 09h07min / Atualizado em: 26 de julho de 2019 11h07min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Passo Fundo comemora, nessa terça-feira (23), seis anos da sua criação. Foi no dia 23 de julho de 2013 que ocorreu a publicação da Portaria nº 323, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, a qual autorizou o funcionamento do Curso de Medicina em Passo Fundo, como parte da Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior.

O Campus Passo Fundo ocupa uma área central na cidade, doada pela União à UFFS por meio da Portaria nº 301 do Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão, de 22 de dezembro de 2016. A área doada é de cerca de 5 hectares, onde foi edificado o Bloco A, com 5.344.41 m2, contendo salas de aulas, laboratórios, auditório, salas para a estrutura administrativa, espaço de convivência e estacionamento. No prédio ao lado funciona também o Anexo I com mais três salas de aula e banheiros.

No Campus Passo Fundo funciona também os ambulatórios do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e do Hospital de Clínicas, em parceria com a UFFS, que atende toda a população referenciada pela rede SUS. Todo o atendimento nesses ambulatórios é gratuito.

Para os próximos meses está prevista a reforma de mais dois prédios anexos para a ampliação da Biblioteca e da Sala de Professores. Além da reforma da torre do telégrafo, onde funcionará o Diretório Acadêmico e a Atlética do curso - com recursos próprios.

CONSOLIDAÇÃO

Com seis anos de existência, a UFFS – Campus Passo Fundo possui 332 alunos matriculados, 31 servidores técnicos, 263 médicos residentes e mais 18 residentes da residência multiprofissional.

São 32 programas de residência médica e três programas de residência multiprofissional. O curso de Medicina possui 71 professores para 332 alunos o que dá uma média de 1 professor para cada 4,68 alunos – uma média considerada de qualidade internacional.

Durante mês de julho os alunos do curso iniciaram suas atividades de Internato Médico no Hospital São Vicente de Paula (HSVP), no Hospital de Clínicas (HC) e, também, no Hospital de Caridade de Carazinho (HCC). Além de parcerias já existentes em programas de imersão nas cidades de Ernestina, Sertão, Ronda Alta, Pontão, Barra Funda, Água Santa, Marau e Carazinho.

De acordo com o diretor do Campus Passo Fundo, Vanderlei de Oliveira Farias, dentre as razões para comemorar a autorização do Campus estão “a consolidação da universidade como universidade pública, com o ingresso de 95% dos alunos oriundos de escola pública e a infraestrutura do Campus Passo Fundo, com seus laboratórios modernos e salas de aula”.

Ainda segundo Vanderlei, a presença da UFFS também impacta na economia de Passo Fundo. “Diretamente, a UFFS injeta mais de R$ 1 milhão na cidade por meio de pagamento de salários, pagamento de bolsas de residência e preceptoria, para citar alguns. Além disso, os alunos, técnicos e professores alugam e compram imóveis na cidade e movimentam a economia local. De modo indireto, muitos prestadores de serviços são contratados pelas empresas que trabalham para a Universidade”, aponta.

O diretor finaliza afirmando que "o projeto de uma Universidade pública não teria como ser edificado sem uma base sólida das parcerias de diferentes segmentos da sociedade como hospitais, prefeituras, câmaras de vereadores, iniciativa privada e outras instituições de ensino".

Entre os desafios para os próximos anos, Vanderlei aponta a manutenção da excelência acadêmica, a conquista de novos códigos de vagas para contratação de docentes e técnicos, a expansão do Campus e de cursos na área da Saúde e consequente expansão da Pós-Graduação e a obtenção de novos investimentos.

Galeria de Imagens: