Campus Passo Fundo sedia o XXI Congresso Gaúcho de Educação Médica
Congresso reuniu profissionais e estudantes de diversas instituições do estado.

Publicado em: 20 de maio de 2019 10h05min / Atualizado em: 20 de maio de 2019 17h05min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Passo Fundo sediou, dias 17 e 18 de maio, o XXI Congresso Gaúcho de Educação Médica. Neste ano, o congresso teve como temática os "Desafios da Educação Médica frente a Diversidade".

O objetivo do evento foi debater e criar propostas com atenção especial às dificuldades da educação médica na Graduação e Pós-graduação. Sendo promovidas mesas-redondas, fóruns e conferências, para se discutir as principais questões que envolvem a formação do médico.

O Congresso é uma promoção da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) com a participação das universidades gaúchas que ofertam o curso de Medicina. A ABEM tem como missão desenvolver a educação médica visando a formação de um profissional capaz de atender às necessidades de saúde da população buscando o aprimoramento da Educação Médica.

Antes do evento, o Congresso ofertou vivências diversas na região, nas quais o participante pode conhecer de perto as características da população escolhida. Algumas vivências ofertadas foram Saúde da População Prisional, Saúde da população LGBT, Saúde no MST, Saúde Indígena e Saúde Quilombola.

Na sexta-feira (17), aconteceu a abertura do congresso no Campus Passo Fundo com apresentação cultural.

No sábado (18) pela manhã, mesas-redondas com o tema Saúde Mental do Estudante, Racismo Estrutural e Institucional e Prova de Residência Médica foram abordadas por profissionais e discentes de diversas partes, como UFFS, UPF, UFRGS, UFPEL, PUCRS, entre outras. Ainda foram realizadas algumas oficinas como Ligas Acadêmicas, Espiritualidade e Saúde, Ensino Médico a Alunos com Deficiência, Educação Médica em Áreas Rurais e Saúde do Imigrante.

Pela tarde, foram abordadas os seguintes temas: Abordagem Curricular de Saúde de Populações Negligenciadas; Extensão Universitária; Reforma Curricular no Internato; Abordagem de Corpo, Gênero e Sexualidade; Saberes e Práticas para além do Currículo Obrigatório e Exame de Ordem.

Durante todo o dia, houve apresentações orais sobre trabalhos científicos e relatos de experiência e e-poster com os eixos temáticos: Currículos e Estratégias de Ensino; Saúde Mental do Estudante, do Docente e do Médico; Residência Médica e Residência Multiprofissional; Cenários de Prática e Integração à Rede de Serviços de Saúde; Educação Interprofissional: A Diversidade no Contexto da Formação Médica; Mudanças na Formação Médica; Avaliação de Estudantes nos Processos de Ensino-aprendizagem; Arte-educação e Espiritualidade na Formação e Gestão Acadêmica e Desenvolvimento Docente.

Ao final foram premiados os melhores trabalhos apresentados.

Galeria de Imagens: