Campus Passo Fundo realiza estratégias educativas em áreas quilombolas
Campanhas educativas foram realizadas nas comunidades de Mormaça e Arvinha em Sertão-RS na última sexta-feira (19)

Publicado em: 23 de maio de 2017 15h05min / Atualizado em: 26 de maio de 2017 11h05min

Através do Projeto de Pesquisa "Quantificação do perfil epidemiológico do diabetes Mellitus Tipo 2 e Hipertensão Arterial Sistêmica utilizando uma rede Bayesiana", professores, alunos, técnicos e equipe da UBS de Sertão realizaram, na última sexta-feira (19), campanha educativa nas comunidades quilombolas de Mormaça e Arvinha para preveni-los da Diabetes Mellitus Tipo 2 e Hipertensão Arterial Sistêmica, incentivando-os para a mudança de hábitos.

O objetivo deste projeto é identificar a prevalência do Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2) e da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e sua distribuição nas comunidades quilombolas, quantificando o perfil do paciente diabético e hipertenso através de uma rede bayesiana e sistematizando os resultados para divulgação e publicação em futuros congressos e similares.

Coordenada pela professora da UFFS – Campus Passo Fundo, Lucimar Fossatti de Carvalho, a estrutura do projeto foi dividida em oficinas, sendo que na primeira discutiu-se o conceito do que é a Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2) e da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e como se manifesta, os fatores de risco e a prevenção. Além disso, foi realizado teste glicêmico, aferição de pressão arterial e cálculo do IMC.

aluna aferindo pressão

Na segunda oficina, foi abordada a importância da atividade física e discutidas formas de exercícios físicos de acordo com a cultura, utilizando itens como balão, meia branca, etc. O mediador deste tema foi o técnico em Assuntos Educacionais da UFFS, Jorge Luiz dos Santos de Souza.

A terceira oficina foi dedicada à importância da Nutrição, com apresentação de vídeos, entrega de receitas nutritivas e material explicativo abordando a alimentação saudável.

Cartaz do projeto

Na quarta oficina foi realizada uma entrevista com os quilombolas e entregues alguns brindes.

Alunos voluntários da sexta fase do curso de Medicina: Alana Thuane Rutzen, Andressa Melo Coelho, Natália Bender Fuhr e Yasmim Mendes Silva e Issac lener Lages Soares.

Aluna voluntária da oitava fase do curso de Medicina: Patrícia Aline Ferri Vivian.

Professores colaboradores: Amauri Braga Simonetti, Lissandra Glusczak, Claudete Zanatta e Silvane Nene Portela.

Foto de toda equipe