Campus Passo Fundo lança ferramenta de pesquisa médica UpToDate
Ferramenta se junta a outras fontes de estudo e pesquisa já oferecidas pela UFFS

Publicado em: 25 de abril de 2018 10h04min / Atualizado em: 25 de abril de 2018 14h04min

Nesta terça-feira (24), a Universidade da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Passo Fundo lançou a ferramenta UpToDate. O evento aconteceu no Auditório do Campus e contou com a participação da comunidade acadêmica e representantes dos hospitais conveniados. Durante o dia, foram realizados treinamentos pelo gerente de contas do UpToDate, Fabiano Seyboth Mallmann, no Hospital São Vicente de Paulo e Hospital da Cidade.

Os alunos do curso de Medicina, os residentes, os supervisores e preceptores dos programas de residência médica e de residência multiprofissional, docentes, servidores da UFFS e dos hospitais e municípios conveniados, assim como todo o corpo clínico e administrativo desses hospitais terão acesso ao UpToDate® Anywhere – recurso de suporte a decisões médicas habilitado nas dependências das instituições e que poderá ser utilizado em tecnologia móvel.

O UpToDate é uma base de informações médicas, baseada em evidências, revisada por pares. O recurso pode ser acessado dos dispositivos móveis e também em todos os computadores dos hospitais conveniados. As pesquisas e consultas são realizadas de forma rápida sanando dúvidas de diagnóstico, tratamento, entre outras funcionalidades. O UpToDate ajuda não só a otimizar o atendimento aos pacientes como também a aprimorar a qualidade de ensino e a prática médica. Trata-se de uma ferramenta que proporciona acesso a uma gama de informações clínicas relacionadas e uma série de especialidades médicas.

A decisão de adotar o UpToDate parte da premissa de que a UFFS incentiva a qualificação de seu quadro docente e discente, incentivando o aprimoramento e a qualidade de ensino. A ferramenta foi adquirida para o Campus Passo Fundo nos Hospitais São Vicente de Paulo e Hospital da Cidade e para o Campus Chapecó no Hospital Regional do Oeste e Hospital da Criança Augusta Muller Bohner.

CAPES

A UFFS – Campus Passo Fundo oferece também o Portal de Periódicos da Capes, considerado uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo, reunindo conteúdo científico de alta qualidade disponível à comunidade acadêmico-científica brasileira. O Portal oferece títulos de periódicos com referências, livros, estatísticas, teses e dissertações, publicados por editores, associações e sociedades científicas e instituições de ensino e pesquisa em diversas áreas do conhecimento.

O uso do portal é livre e gratuito para o corpo docente, discente e administrativo da UFFS e seu acesso, no Campus Passo Fundo,  pode ser realizado a partir de qualquer terminal.

A UFFS ainda disponibiliza outras fontes de pesquisa e estudos. Para saber mais acesse a biblioteca virtual.

Galeria de Imagens: