Campus Passo Fundo inaugura Laboratório de Anatomia Humana

Publicado em: 14 de novembro de 2013 14h11min / Atualizado em: 01 de fevereiro de 2017 15h02min

O Campus Passo Fundo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) vive um momento de extrema importância em sua breve existência com a inauguração do Laboratório de Anatomia Humana, em solenidade no Centro de Apoio do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) na manhã de quinta-feira (14).

Com o início de funcionamento do Laboratório, os estudantes tem à disposição toda a infraestrutura física necessária ao desempenho das aulas práticas e teóricas. Para as aulas, terão à disposição dois corpos doados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e órgãos internos doados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os estudantes também poderão usufruir de um acervo completo de modelos anatômicos sintéticos. A montagem da estrutura foi possível com a parceria firmada entre a UFFS e HSVP, num investimento que se aproxima de R$ 1 milhão.

Para o Coordenador do Curso, Julio Cesar Stobbe, as aulas de anatomia carregam toda uma simbologia para o estudante de medicina, pois “é o primeiro contato com as estruturas internas e externas de um corpo”. Para o administrador do HSVP, Ilário de David, a inauguração da estrutura vem acompanhada de muitos ganhos: para a comunidade de Passo Fundo e região e para o ensino na área da saúde, pois “a cidade se consolida não só como centro médico mas também como formador de profissionais de saúde qualificados”.

A estudante Bruna Vidal Figueiredo ressalta que é importante para os estudantes ter um laboratório bem estruturado como este, “pois dá condições aos alunos de desenvolvimento de uma formação de qualidade, formando médicos capazes de atuar em procedimentos da mais baixa até a mais alta complexidade”.

O evento contou com a presença dos estudantes da primeira turma do curso de Medicina do Campus Passo Fundo, do DCE Campus Chapecó, dirigentes da UFFS, do HSVP, do Hospital da Cidade, do Hospital Municipal, do Conselho Comunitário, membros das entidades ligadas á área da saúde, profissionais de medicina e representantes de órgãos públicos municipais e estaduais.

Campanha de doação

Juntamente com a inauguração do Laboratório de Anatomia Humana, o Campus Passo Fundo lançou a Campanha de Doação de Corpos. A iniciativa, segundo o Diretor do Campus, Vanderlei de Oliveira Farias, surgiu devido à dificuldade que as universidades brasileiras estão enfrentando para conseguir corpos para fins científicos. “Com a campanha, pretendemos abrir uma possibilidade às pessoas que desejem doar em vida seu corpo, ou parte dele, para serem utilizados nas aulas práticas de anatomia, ou para outras finalidades científicas”, informou Farias. A doação de partes do corpo ocorre, por exemplo, em casos de amputações.

O Campus já recebeu a declaração de doação de Paulo Jacobus Alves, de 69 anos, e morador de Porto Alegre. Paulo Alves manifestou interesse na doação em outubro de 2013, com a intenção de que seu corpo possa “contribuir com o meio científico e formação acadêmica dos estudantes da UFFS”. Para ele, “este é um gesto de solidariedade, de estar disposto a colaborar de alguma forma com a área científica”. O interessado em encaminhar a doação à UFFS – Campus Passo Fundo deve realizar uma série de procedimentos, entre eles preencher e assinar declaração de doação, declaração de doação de parentes e formulário de registro de doador, disponíveis no Campus. “A UFFS está adequada à legislação pertinente, e cada caso será analisado com muito cuidado conforme as possibilidades dos pretensos doadores”, ressalta Vanderlei Farias.