Aluno de Medicina da UFFS integra campanha nacional de doação de sangue
Eliseu Barduco já fez cerca de 200 doações de sangue e plaquetas ao longo de 19 anos

Publicado em: 26 de junho de 2017 16h06min / Atualizado em: 26 de junho de 2017 17h06min

O estudante de Medicina da UFFS – Campus Passo Fundo, Eliseu Barduco, é um dos doadores de sangue e plaquetas mais regulares do Brasil. Desde o ano 2000, ele é integrante do clube Irmãos de Sangue, que reúne os principais doadores do país. “É um compromisso que assumi comigo e com as pessoas que eu sei que dependem do sangue. Eu não bebo nada alcoólico há mais de 20 anos, não uso drogas e tenho uma série de cuidados porque entendo que o meu corpo acaba sendo não só meu, tem pessoas que dependem da minha doação, então eu me cuido para continuar sendo útil. “É uma escolha de vida, na verdade”, afirma Barduco, que pretende continuar doando sangue enquanto tiver saúde. “Isso é para sempre. Enquanto eles não me proibirem de entrar no centro eu vou continuar doando”, complementa.

Foto perfil de elizeu barduco

As doações começaram em 1998 por causa de uma amiga que precisou de doações de sangue em virtude de um câncer cerebral. Mas, segundo Eliseu, ele queria ter começado a doar antes: “é o tipo da coisa que você vai deixando, sempre tem algo mais importante para fazer. Mas a gente não sabe o que pode acontecer depois; então, se dá para fazer a diferença, vamos fazer diferença hoje. O melhor momento é sempre o agora”. Ainda segundo Barduco, "na décima vez em que doou sangue, o hospital ligou e pediu para eu fazer uma carteirinha e ser um doador preferencial”. Além de sangue e plaquetas, ele é cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Campanha Nacional

Em junho deste ano foi lançada a Campanha Nacional de Doação de Sangue do Ministério da Saúde. Segundo Barduco, que é um dos protagonistas desta campanha, o Ministério da Saúde queria usar doadores reais e regulares. "Sempre que eu puder ajudar, vou fazer, então aceitei fazer parte da campanha”, afirma.

campanha de doaçao de sangue

Conheça a campanha acessando o site portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/doesangue/

Medicina e Doação de Sangue

Eliseu faz uma relação entre a Medicina e a doação de sangue: "doar sangue e fazer Medicina são coisas que estão entrelaçadas pela questão da solidariedade, é como se você doasse um pouco de você.  Sou apaixonado pela ideia de ajudar pessoas, então eu acho que dá pra fazer muita diferença”.

Já formado em Farmácia, Eliseu encara fazer Medicina como um objetivo e, para isso, participou da seleção para a UFFS, se mudou para Passo Fundo, se apaixonou pela cidade, pela qualidade de vida e pelas pessoas.

Para o futuro, um dos seus projetos é  participar do Programa Médicos Sem Fronteiras, que, segundo ele, faz muita diferença e inclusive tem projetos no Brasil. “Eu gosto de pensar que é uma escolha de vida e se minha escolha permite ajudar o outro, então vou ajudar”, avalia Barduco.

avatar no facebook do eliseu

Doações em Passo Fundo

Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo

Rua 15 de Novembro, 485 – 6° andar

contato@hsvp.com.br

Hemocentro Regional de Passo Fundo*

Av. Sete de Setembro, 1055 (em frente ao Parque da Gare)

hemopasso@saude.rs.gov.br

• Para doação de sangue: de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30, e aos sábados, das 7h às 11h (com agendamento prévio pelo telefone (54) 3311-1427).
  • Para cadastro de doador de medula óssea: de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30, e aos sábados, das 7h às 11h (com agendamento prévio pelo telefone: (54) 3311-1427).

*Com informações da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul.