Aluna da Residência Multiprofissional em Saúde tem artigo publicado
Marina Pelicioli faz parte do Programa de Residência Multiprofissional da UFFS em Marau-RS

Publicado em: 30 de outubro de 2017 15h10min / Atualizado em: 08 de novembro de 2017 13h11min

Aluna do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da UFFS no município de Marau-RS, Marina Pelicioli teve um artigo publicado no Jornal Brasileiro de Psiquiatria. A pesquisa foi realizada ainda na conclusão da Graduação em Farmácia. O artigo publicado tem como título “Perfil do consumo de álcool e prática do beber pesado episódico entre universitários brasileiros da área da saúde”. Com orientação da Professora Cristiane Barelli (UPF),  o estudo, segundo Marina, avaliou o comportamento dos estudantes dos 12 cursos da área da saúde diante da utilização de bebidas alcoólicas, um assunto na realidade atual, principalmente por tratar-se de futuros cuidadores em saúde.

Dentre os resultados, a farmacêutica residente destaca a participação de 619 estudantes, dos quais 85% fazem uso de bebidas alcoólicas. E um dado interessante é a prática do BPE, que é o "beber pesado", episódico evidenciado em 51,6% dos estudantes, percentual bastante elevado comparado a outros estudos, pois é uma prática de consumo de cinco ou mais doses de bebidas alcoólicas em um único espaço de tempo, independentemente da frequência de consumo, avalia Marina. Outro fato que ela destaca na pesquisa é que homens apresentaram ocorrência de BPE mais elevada em comparação  às mulheres. O momento em que os estudantes se encontravam no curso não foi relevante no comportamento, esclarece a residente.

O artigo está disponível no site da Scielo.

foto da aluna