Últimos dias para inscrição na IV Feira de Ciências da Cantu na UFFS
Prazo para inscrição segue até 1º de outubro. A Feira será realizada no dia 20 de outubro.

Publicado em: 26 de setembro de 2022 17h09min / Atualizado em: 27 de setembro de 2022 15h09min

Segue até o próximo sábado, dia 1º, o prazo para inscrição de trabalhos na IV Feira de Ciências da Cantu na UFFS. O evento, que é realizado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, reunirá estudantes, docentes, técnicos e profissionais da Cantuquiriguaçu e região para a apresentação de trabalhos.

A IV Feira de Ciências da Cantu na UFFS está programada para ocorrer no dia 20 de outubro, das 8h às 16h, e poderá ser visitada por toda população.

A Feira tem caráter de mostra científica. Podem ser submetidos trabalhos e experimentos das áreas de Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes e outras (como Tecnologias, Fotografia, Desenho, Decoração, entre outras). A escolha do tema é livre, desde que o trabalho seja exposto e apresentado no formato da Feira de Ciências.

As categorias de participação são: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e, uma novidade desta edição, é a inclusão da categoria Técnico/Profissional.

Inscrições
As inscrições dos trabalhos são gratuitas e devem ser efetuadas até o dia 1º de outubro de 2022 (ou até atingir o limite de 200 inscrições). As inscrições devem ser efetuadas via formulário eletrônico, disponível em: https://abre.ai/feirauffs, informando nome e e-mail dos participantes, título do trabalho, área do conhecimento, categoria (Fundamental, Médio, Superior, Técnico/Profissional) nome da instituição de ensino, cidade.

As equipes poderão ser formadas por até cinco participantes: Ensino Fundamental e Médio até quatro estudantes e um responsável (professor ou técnico), Ensino Superior e Técnico/Profissional até cinco participantes, sendo opcional o acompanhamento por um docente/técnico.

Avaliação e premiação
Os trabalhos serão avaliados e classificados de acordo com a categoria de inscrição: Ensino Fundamental, Médio, Superior, Técnico/Profissional. A avaliação será realizada por banca composta de professores, técnicos administrativos e estudantes dos cursos de mestrado da UFFS.

Serão pontuados os seguintes requisitos: apresentação, execução do projeto, explicação do fenômeno envolvido (relevância do tema) e criatividade/originalidade.

Os melhores trabalhos, em cada categoria, serão premiados. Também serão escolhidos trabalhos nas categorias: Trabalhos Destaques, Prêmio Inovação, Prêmio Sustentabilidade e Prêmio Impacto Regional.

No dia do evento, será entregue o certificado de participação para todos os participantes.

Outras informações podem ser obtidas no Regulamento da Feira ou enviando e-mail para feiracienciasuffs@gmail.com.

8h às 9h - Credenciamento
9h às 9h30 - Abertura
9h30 às 11h30 - Apresentação e avaliação dos trabalhos
11h30 às 13h - Almoço Cultural
13h às 15h - Apresentação e avaliação dos trabalhos
15h às 16h - Premiação e encerramento da exposição dos trabalhos
16h às 18h - Palestra: A cultura de inovação e propriedade intelectual na UFFS
(A participação na palestra é opcional).

Realização

A IV Feira de Ciências da Cantu na UFFS integra as programações do XI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (XI SEPE).

O evento conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Chamada CNPQ/MCTI/FNDCT Nº 05/2022 - Semana Nacional da Ciência e Tecnologia - SNCT 2022, Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil.