UFFS forma primeira Turma Especial de Educação do Campo do Edital Pronacampo
Colação de grau aconteceu no sábado (3), no Cine Teatro Iguaçu em Laranjeiras do Sul

Publicado em: 06 de fevereiro de 2018 08h02min / Atualizado em: 09 de fevereiro de 2018 19h02min

A Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul realizou, no último sábado (3), a cerimônia de colação de grau da primeira Turma Especial do Curso de Graduação Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura (PRONACAMPO).

A turma “Paulo Freire” iniciou o curso em janeiro de 2014, sendo composta por indígenas, acampados e assentados do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e por membros de diferentes comunidades rurais do estado do Paraná e Santa Catarina.

O Curso é regido pelas normas do Edital Nº 02/2012 SESU/SETEC/SECADI/MEC – PRONACAMPO, que instituiu o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo, e selecionou Instituições Federais de Educação Superior (IFES) para a criação dos novos cursos de Educação do Campo. Desenvolvido em regime de alternância, as atividades letivas são desenvolvidas no Campus e também nas dependências do Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação Agroecológica (CEAGRO), localizado em Rio Bonito do Iguaçu.

Integraram a mesa de autoridades, o vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, a diretora do Campus Laranjeiras do Sul, Janete Stoffel, o coordenador do Curso, Vitor de Moraes, o coordenador adjunto e paraninfo da turma, Roberto Antônio Finatto, a patronesse da turma, Ana Cristina Hammel, e, representando os movimentos sociais, o dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Laureci Coradace Leal.

Para o coordenador, Vitor de Moraes, o retorno desses mais novos licenciados às suas comunidades é muito importante, “principalmente pelo vínculo que se cria, onde estes acadêmicos retornarão para trabalhar em suas comunidades, contribuindo com o desenvolvimento educacional delas, fazendo com que assim, a Universidade cumpra seu papel”.

Laureci Coradace Leal, dirigente do MST, destacou que “a UFFS é muito importante, não só para região, mas para todo o Brasil, onde na luta contra o latifúndio, que concentra terra, concentra riquezas, nós também enfrentamos o latifúndio do saber, e essa Universidade é uma oportunidade para que filhos de “Sem Terras”, indígenas, ribeirinhos e agricultores também tenham oportunidade de estudar”.

A diretora da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, Janete Stoffel, ressaltou a importância do curso ser em regime de alternância e contribuição dos licenciados para o desenvolvimento contínuo da região. O vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, destacou que “este é um momento histórico para a Universidade Federal da Fronteira Sul, é a primeira turma em regime de alternância em Educação do Campo que conclui suas atividades. Não se esqueçam do mérito de tanta gente que lutou para que vocês pudessem estar aqui, essas pessoas queriam que vocês estivessem lá nas escolas do campo fortalecendo esta educação do campo. Por isso eu destaco o regime de alternância, é a forma de aprender e ensinar que mais se aproxima daqueles que historicamente estiveram longe do conhecimento, da cultura acadêmica, e faz com que a Universidade possa se colocar da forma mais apropriada para aqueles que trabalham e para aqueles que vão de fato atuar no campo”.

Receberam o título de licenciados em Interdisciplinar em Educação do Campo – Ciências Sociais e Humanas: Adão Ferreira, Adelar Fagpri Felix Nunes Manduca, Aline Camila Vidal, Andreia Gomes Lima, Carolini De Moraes Cadena, Elizandra Fygsãnh Freitas, Fabiana Gonçalves De Souza Claudio, Giselle Maria Dos Santos, Josiane Aparecida Vidal, Karina Alves Umbelino Da Silva, Karoline Bueno, Leandro Bissoloti Barbosa, Marcia Rosa Soares Pereira, Margarida Aparecida De Souza, Maristela Organek, Neide Martim, Rose Riepe De Souza, Vanessa Dutra e Viviane Kellen Vygte Barão.

Galeria de Imagens: