UFFS e AENVAPI firmam acordo de cooperação técnica
Cooperação tem vigência até 30 de junho de 2024

Publicado em: 08 de julho de 2019 14h07min / Atualizado em: 09 de julho de 2019 09h07min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Associação dos Engenheiros do Vale do Piquiriguaçu (AENVAPI) firmaram acordo de cooperação técnica, visando operacionalizar a execução de ações de ensino, pesquisa e extensão que serão desenvolvidas em parceria entre as entidades. A cooperação tem vigência de 1º de julho de 2019 até 30 de junho de 2024.

Com o Acordo de Cooperação Técnica, pretende-se fomentar e divulgar as atividades de ambas as instituições, capacitando profissionais e acadêmicos, construindo pesquisas e atividades de extensão em conjunto, abordando diferentes temáticas no âmbito das engenharias e contribuindo para o desenvolvimento regional. A cooperação não envolverá quaisquer transferências de recursos, direto ou indireto.

Dentre as atividades previstas, destacam-se: promoção de cursos de capacitação de profissionais, acadêmicos e produtores rurais nas áreas da engenharia; realização de pesquisas em conjunto com os profissionais da AENVAPI; realização de estágios supervisionados com os profissionais da AENVAPI; organização de feiras e eventos de divulgação e valorização do profissional engenheiro; publicação de trabalhos de pesquisa e extensão. Na UFFS, coordenaram as atividades da parceria os professores Ronan Maciel Marcos e Gustavo Henrique Fidelis dos Santos.

A cooperação prevê ainda: a realização de análise quanto à possibilidade de implantação de cursos de pós-graduação relacionados com as áreas de engenharia; o fomento à participação dos acadêmicos como membros da AENVAPI, sem anuidade, com intuito de ressaltar a importância da participação dos profissionais em entidades de classe; e a realização de cursos e treinamentos dos profissionais regulares Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA/CREA) e outros profissionais, estudantes e produtores rurais. O detalhamento das atividades consta no Plano de Trabalho, anexo ao acordo.

A entrega das cópias do acordo foi efetuada, na sexta-feira (5), pela diretora do Campus Laranjeiras do Sul, Janete Stoffel, diretamente ao Presidente da AENVAPI, o engenheiro florestal Avelino Badotti Neto.

Ronaldo José Seramim, Avelino Badotti Neto e Janete Stoffel posam para foto durante
a entrega do termo de cooperação (Vanderleia Dezingrini / ASCOM-LS UFFS).

Badotti comenta sobre a expectativa da Associação a partir do convênio com a UFFS: “esperamos que o convênio possa aproximar a AENVAPI, enquanto entidade de classe, dos profissionais das engenharias da região da Cantuquiriguaçu e também da sociedade de modo geral. Além disso, juntamente com a UFFS esperamos aproximar a AENVAPI dos futuros profissionais, uma vez que a Universidade é um polo de produção de ensino, pesquisa e extensão na nossa região, então essa parceria é muito importante para nós”.

Para a diretora do Campus Laranjeiras do Sul, Janete Stoffel, essas parcerias são sempre bem-vindas. Janete ressalta que “O Campus Laranjeiras do Sul forma engenheiros e conta com profissionais engenheiros que atuam como docentes no Campus, então existem muitas possibilidades de parceria entre a AENVAPI e a UFFS, dentre aquelas elencadas no Plano de Trabalho do Acordo de Cooperação. Esperamos que a soma dos esforços das duas entidades possibilite atingir os objetivos de ambas, que possamos construir bons resultados e que essa parceria possa ser renovada periodicamente”.