Publicado em: 29 de novembro de 2024 13h11min / Atualizado em: 29 de novembro de 2024 13h11min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) aderiu ao Programa Governança Participativa para a Sustentabilidade - Itaipu Mais que Energia. O programa tem o objetivo de fortalecer a participação da sociedade na busca por soluções para os desafios socioambientais, como as mudanças climáticas.
A UFFS reconhece a importância de enfrentar os desafios socioambientais na região e entende que a cooperação é essencial para alcançar resultados significativos e duradouros, o que motiva sua adesão ao programa da binacional.
Além disso, a universidade também fez sua adesão ao Núcleo de Cooperação Socioambiental, comprometendo-se a contribuir ativamente para a governança participativa para a sustentabilidade e a oferecer sua expertise acadêmica no desenvolvimento de iniciativas concretas que promovam impactos positivos na sociedade.
Esses Núcleos de Cooperação visam unir instituições diversas para que, juntas, identifiquem e executem soluções que promovam a sustentabilidade socioambiental e o desenvolvimento econômico regional. A iniciativa busca alinhar estratégias integradas e criar uma agenda comum, com o apoio da Itaipu Binacional. Os núcleos abrangem os 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul, reforçando um esforço colaborativo para impulsionar ações locais de impacto positivo.
A UFFS participou do “Encontro de Integração dos Núcleos de Cooperação Socioambiental do PR e MS - Itaipu Mais que Energia”, organizado pela Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec. O evento ocorreu no dia 22 de novembro, em Foz do Iguaçu e reuniu representantes dos 20 Núcleos de Cooperação Socioambiental, criados em setembro de 2024. A programação incluiu apresentações de diagnósticos e o alinhamento para a execução das próximas etapas do projeto.
Durante o evento, a UFFS - Campus Laranjeiras do Sul foi foi representada pela professora Liria Ângela Andrioli, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR) que integra o Núcleo do Território Cantuquiriguaçu (Laranjeiras do Sul/PR) e pelo diretor do Campus Realeza, Marcos Antônio Beal que integra o Núcleo do Território Sudoeste Paranaense (Francisco Beltrão/PR).
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12 de dezembro de 2024
Cerro Largo
12 de dezembro de 2024
Editora
12 de dezembro de 2024
Cerro Largo
12 de dezembro de 2024
Chapecó
11 de dezembro de 2024
Laranjeiras do Sul