Seminário Gestão Coletiva da Produção Camponesa é realizado no Campus Laranjeiras do Sul
Participantes também visitaram os laboratórios e áreas experimentais da UFFS

Publicado em: 03 de maio de 2019 09h05min / Atualizado em: 03 de maio de 2019 15h05min

Na sexta-feira (26), ocorreu, na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, o Seminário Gestão Coletiva da Produção Camponesa. A atividade contou com a participação de camponeses, professores da UFFS de diversas áreas (agronomia, administração, contabilidade, sociologia, história), consumidores da produção camponesa, estudantes voluntários e apoiadores do projeto.

Conforme o coordenador da atividade, professor Luiz Carlos de Freitas, o Seminário teve como objetivo “avaliar o andamento do projeto de extensão: Gestão coletiva em associação de pequenos produtores da agricultura familiar. Além de promover visitas aos laboratórios e áreas experimentais da UFFS e planejar a produção para os próximos meses do ano.

Freitas explica que o projeto de extensão: Gestão coletiva em associação de pequenos produtores da agricultura familiar foi aprovado pelo edital Nº 501 GR/UFFS/2018 e está em andamento desde agosto de 2018. Conforme o docente, “o projeto está sendo desenvolvido com as famílias camponesas do município de Laranjeiras do Sul. São atendidas 5 famílias, totalizando, aproximadamente, 20 pessoas. Na Universidade, contamos com a adesão de 7 docentes das diversas áreas do conhecimento, em especial da agronomia e administração, mas também das ciências sociais e da química”.

Além do Seminário, o projeto já promoveu as seguintes atividades: encontros sobre administração de cooperativas e associações; reuniões de planejamento com acompanhamento de administradores, agrônomos e cientistas sociais; revitalização de horta; venda de cestas da produção camponesa na cidade; aulas de violão.

Conforme Freitas, “atualmente, a principal atividade do projeto está na produção e venda de hortaliças, frutas e panificados. Ao todo, 37 famílias residentes em Laranjeiras consomem os produtos das 5 famílias camponesas. As famílias consumidoras recebem, toda quarta-feira, em sua casa, uma cesta com alimentos variados e, ao final do mês, pagam o valor total referente às cestas. Essa atividade tem feito com que os camponeses aumentem suas rendas, permitindo melhorias em suas condições de vida e, ao mesmo tempo, os consumidores têm a comodidade de receber em sua casa alimentos frescos e saudáveis diretamente do produtor”.

Galeria de Imagens: