Reconhecimento internacional: professor da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul palestra em Conferência Global na China
O docente foi o único pesquisador natural das Américas a palestrar no evento

Publicado em: 08 de junho de 2017 10h06min / Atualizado em: 08 de junho de 2017 10h06min

O professor Martinho Machado Júnior, da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul participou, nas últimas semanas de maio, da Conferência Global sobre Polímeros Compósitos e Materiais – PCM 2017 (Em inglês: Global Conference on Polymer and Composite Materials – PCM 2017), realizada em Guangzhou, Guandong – China.

Para palestrar neste evento, são convidados pesquisadores que publicam artigos científicos em revistas de renome internacional. A palestra aconteceu no dia 24 de maio e no dia seguinte a coordenação do evento abriu um espaço específico para troca de experiências. Neste segundo momento, Martinho foi convidado a falar sobre a UFFS e apresentou a Instituição para pesquisadores do mundo todo, abordando as características e os cursos ofertados, especialmente no Campus Laranjeiras do Sul.

O docente foi o único pesquisador natural das Américas a palestrar no evento. Martinho explica como surgiu o convite para participar da conferência, “no ano passado publiquei um artigo, originado a partir da minha tese de doutorado, intitulado “Influence of Cellulose Fibers and Fibrils to Nanoscale Friction in Kraft Paper” na revista científica Cellulose (Londres), a qual é reconhecida internacionalmente e, em decorrência dessa publicação e pelo artigo ser considerado de grande relevância para a área polímeros, fui convidado pela organização da PCM 2017 para participar da conferência e falar um pouco mais sobre a pesquisa”.

Conforme Martinho, “a publicação aborda os mecanismos que influenciam no atrito entre papéis e alguns de seus comportamentos curiosos que são contrários à qualquer outro tipo de material e sobre os quais ainda não tínhamos respostas. Nessa publicação conseguimos identificar como ocorre esse atrito e como as estruturas das fibras de celulose, macrofibras e microfibrilas influenciam nesse tipo de fenômeno”.

Além de palestrar na conferência, Martinho relata que aproveitou a viagem para estabelecer contato com outros pesquisadores. “Em Hong Kong participei de uma reunião com duas pesquisadoras que trabalham com temas ligados à “Soberania e Segurança Alimentar”, a professora Kin Chi Lau, que é docente assistente no Departamento de Estudos Culturais da Universidade Lingnan, em Hong Kong, e com a professora Jade Margaret Sit Tsui, que é associada no Instituto de Reconstrução Rural da China, Universidade do Sudoeste, Chongqing, China. Além disso, conheci pesquisadores do mundo todo, inclusive alguns que desenvolvem materiais para a “Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica” (NASA). Dentre os contatos estabelecidos, alguns deles se colocaram à disposição para colaborar em estudos futuros com a UFFS”, comenta Martinho.

Acesse outras informações sobre a Global Conference on Polymer and Composite Materials – PCM 2017 

Artigo

Leia o artigo “Influence of Cellulose Fibers and Fibrils to Nanoscale Friction in Kraft Paper”, de autoria de Martinho Machado Jr.; Selene M. A. G. U. Souza; Ayres Ferreira Morgado; Paula G. Caldas; Felipe Ptak; Rodrigo Prioli.