Projeto de extensão promove o acesso de estudantes do Ensino Médio à filmes e documentários que abordam conteúdos filosóficos
Atividades serão realizadas em escolas públicas vinculadas ao Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul

Publicado em: 24 de maio de 2023 13h05min / Atualizado em: 24 de maio de 2023 16h05min

A UFFS - Campus Laranjeiras do Sul inicia, nesta semana, a execução do projeto de extensão Filosofando. A ação tem como objetivo promover o acesso dos estudantes do Ensino Médio à produção cinematográfica, a partir da exibição e debate sobre filmes e documentários que abordam temáticas relacionadas à conteúdos filosóficos que problematizam conceitos ideológicos, sociológicos, econômicos, históricos, éticos, estéticos, artísticos e culturais. 

O público-alvo do projeto são estudantes do Ensino Médio de escolas públicas da rede estadual de educação do Paraná vinculadas ao Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul. A ação também envolve acadêmicos das licenciaturas da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul e professores de Filosofia das escolas públicas incluídas no projeto, além de contar com a colaboração do estudante Everton Muquem, da 5ª fase de Ciências Sociais, que atua como bolsista de extensão. 

O projeto Filosofando consiste na exibição e debate de filmes por meio de encontros mensais, contemplando a participação de escolas urbanas e escolas do campo. A ação busca contribuir com a formação dos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas e no processo interdisciplinar, político educacional, cultural e de formação dos estudantes da UFFS. 

Conforme o coordenador do projeto, professor Regis da Costa, “ao longo da execução buscaremos desenvolver nos estudantes a consciência crítica em relação às mensagens produzidas pelo cinema, para além do entretenimento, sendo fonte de problematização de questões sociais, históricas, humanas, políticas, culturais, de valorização e defesa dos direitos humanos, da cidadania, da democracia e da transformação social, concluindo as ações com a produção de vídeos de curta metragem dos próprios estudantes”.

Conforme o docente: “Diante das recentes mudanças na legislação educacional brasileira, e em face da implementação da reforma do Ensino Médio e dos riscos de enfraquecimento do ensino de Filosofia e da área de ciências humanas no currículo do Ensino Médio das escolas públicas paranaenses, consideramos importante desenvolver práticas de ensino que amenizem essas perdas, contribuam com a qualidade da educação pública e com a formação dos estudantes dessas escolas e com a formação dos estudantes das licenciaturas da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul”.

“O projeto Filosofando quer ser espaço que possibilite aos estudantes das escolas públicas e das licenciaturas da UFFS o acesso a uma “educação cinematográfica” e, por consequência, contribua com os processos formativos, com a formação do pensamento crítico, com a valorização e a defesa do ensino de Filosofia, propiciando novas formas de leitura de mundo e de sociabilidade, promovidas pelo cinema”, enfatiza.


Programação

25/05 (quinta-feira)
Filme: Uma lição de vida
Local: Colégio Estadual Professor Gildo Aluísio Schuck (Laranjeiras do Sul-PR)
Horário: 13h
Participantes: estudantes do 1º ano de Formação de Docentes

26/05 (sexta-feira)
Filme: Uma lição de vida
Local: Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak (Rio Bonito do Iguaçu-PR)
Horário: 8h
Participantes: estudantes do 1º e  do 3º ano do Ensino Médio