Projeto do Campus Laranjeiras do Sul busca promover a integração e o resgate da cultura gaúcha
Hora do Mate é realizada uma vez por mês, na praça José Nogueira do Amaral

Publicado em: 10 de julho de 2019 11h07min / Atualizado em: 10 de julho de 2019 16h07min

Com o objetivo de promover a confraternização entre a comunidade acadêmica e regional, resgatando elementos da cultura do sul do país, tendo como objeto central o chimarrão, a música, a dança e as artes em geral, o Projeto de Cultura “Hora do Mate – Integração e Resgate”, reúne a população em eventos mensais realizados na Praça José Nogueira do Amaral, no centro de Laranjeiras do Sul.

O acadêmico do Curso de Agronomia, Lucas Ferreira das Neves, é o idealizador da atividade. Segundo ele, “o projeto busca resgatar valores que foram se perdendo com o passar do tempo. Os encontros reúnem pessoas de várias idades e promove a confraternização e integração”.

O estudante relata: “observei que atividades semelhantes eram realizadas em outras cidades, onde as pessoas se reuniam em praças para tomar chimarrão e bater papo com amigos. A partir daí tive a ideia de promover o evento em Laranjeiras do Sul. Em abril de 2017, iniciamos as atividades, com o apoio da Erva Mate Laranjeiras, que contribui com erva-mate para chimarrão, tereré e chás”.

A professora Deise Bourscheidt, que coordena o projeto institucionalmente, salienta: “ao mesmo tempo que o projeto resgata a cultura e traz ótimas lembranças para aqueles que já conhecem a Música Nativista Gaúcha e o Sertanejo Raiz, ele também apresenta essa cultura para novas gerações”. O acadêmico Lucas complementa dizendo: “embora o foco seja a cultura gaúcha e sertaneja, o projeto é aberto para manifestações culturais de outras regiões”.

Hora do Mate
O Projeto promove uma vez por mês, no domingo, o evento a Hora do Mate. Conforme relata Deise, “os eventos vêm trazendo um número grande de participantes, inclusive nos impressionando, pois havíamos previsto a participação de aproximadamente 25 ou 30 pessoas, porém já alcançamos a média de 300 participantes, destacando a participação da comunidade regional”.

Neves agradece a todas as pessoas que colaboram com o projeto e o apoiam: "várias pessoas estão envolvidas, minha família, amigos, professores da UFFS, a  erva-mate Laranjeiras e a Rádio Campo Aberto FM. É muito gratificante perceber a participação e o apoio da comunidade e que o projeto está atingindo seus objetivos”.

Deise finaliza fazendo um convite para a comunidade acadêmica e regional: “convido todos aqueles que já nos prestigiam para que convidem seus amigos e familiares para participar do próximo evento que será realizado no dia 14 de julho, na Praça José Nogueira do Amaral, às 15h. Venham saborear um delicioso chimarrão e prestigiar as atividades culturais”.

Neves complementa o convite: “pedimos às pessoas que possuem os ‘apetrechos’ de chimarrão para que levem na praça, lá dispomos de erva-mate e água quente para fazer o chimarrão fresquinho. Também servimos pipoca, e aqueles que quiserem podem levar um prato doce ou salgado para compartilhar com os demais participantes”.

Protagonismo estudantil
Deise destaca o papel do protagonismo estudantil no desenvolvimento do projeto. Segundo a professora, “o projeto surgiu pela demanda de acadêmicos e da comunidade regional, em especial do acadêmico do curso de Agronomia Lucas Ferreira das Neves e sua família, que já vinham realizando encontros na praça desde 2017 e, em 2019, me procurou para institucionalizar o projeto, sendo que ele e os demais acadêmicos voluntários atuam ativamente na organização das atividades”.

Para estudantes, a participação no evento equivale a horas culturais, que podem ser aproveitadas e validadas para a conclusão do curso de Graduação.

Galeria de Imagens: