Projeto promove oficina para estudantes do Colégio Indígena do Rio das Cobras de Nova Laranjeiras
Visitantes acompanharam diversos experimentos da área de Física

Publicado em: 05 de julho de 2019 17h07min / Atualizado em: 08 de julho de 2019 10h07min

O projeto de Pesquisa "O Ensino de Física através de experimentos didáticos de baixo custo" ministrou oficina para, aproximadamente, 40 estudantes do 2º e do 3º ano do Colégio Rural Estadual Indígena do Rio das Cobras de Nova Laranjeiras-PR.

A atividade, que ocorreu nesta sexta-feira (5), foi realizada a convite de acadêmicos da UFFS, que atuam no Colégio e são vinculados ao Programa Residência Pedagógica.

Os visitantes puderam acompanhar os seguintes experimentos: água que não se mistura, ludião, canhão de ar, máquina a vapor, fibra óptica, fábrica de arco-íris, eletroímã, bobina de tesla e labirinto elétrico.

Projeto

O projeto de pesquisa "O Ensino de Física através de experimentos didáticos de baixo custo" é desenvolvido no Campus Laranjeiras do Sul desde 2015. O objetivo é proporcionar alternativas para a experimentação de Física através de experimentos de baixo custo e, com isso, auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

Conforme explica a coordenadora do projeto, professora Vivian Machado de Menezes, ele busca “desenvolver experimentos de Física utilizando materiais de baixo custo, recicláveis e/ou sucatas; testar a validação dos experimentos de baixo custo, identificando possíveis erros experimentais; fornecer o roteiro dos experimentos para a reprodução com o menor erro possível e fornecer material de apoio para confrontação da teoria pelo experimento”.

Entre as principais atividades desenvolvidas pelo projeto estão: elaboração e execução de experimentos que utilizem materiais de baixo custo, sucata ou recicláveis; elaboração de apostilas, artigos e outros materiais didáticos que contenham materiais de apoio e roteiros dos experimentos para que possam ser reproduzidos por outros estudantes e/ou professores; apresentação de oficinas para escolas de Ensino Médio e confecção de vídeos didáticos e divulgação em página do Facebook e em canal do YouTube (Fisicalha).

A docente comenta a importância de abordar os conteúdos utilizando os experimentos: “No projeto são elaborados experimentos que utilizam materiais de baixo custo de modo a contemplar diferentes áreas da Física, que poderemos dividir em blocos principais: Mecânica, Fluidos, Óptica, Ondas, Termologia e Termodinâmica e Eletromagnetismo. Posteriormente à execução das atividades experimentais, são confeccionados roteiros para a reprodução dos experimentos, contendo o passo a passo para a montagem, procedimentos experimentais, além de conterem material auxiliar para a análise dos resultados, com apoio teórico baseado na literatura”

Os resultados dos estudos experimentais realizados vêm sendo divulgados em eventos científicos, oficinas e publicações científicas do livro “Ensino de física com experimentos de baixo custo”.

“Adicionalmente, a proposta do projeto foi ampliada para a elaboração de outros tipos de materiais didáticos, como a preparação de vídeos de demonstrações experimentais e aulas de laboratório. Esses vídeos contêm a explicação dos fenômenos que governam o experimento demonstrado e/ou curiosidades relacionadas. Os vídeos são de curta duração e fácil entendimento e vêm sendo divulgados e disponibilizados gratuitamente na internet, desde 2017, na página do Facebook "Experimentos de Física de baixo custo" e, a partir de 2019, no canal do YouTube "Fisicalha - Parafernalhas de Física", relata.

Vivian comenta as expectativas em relação ao projeto. “Desejamos que o resultado final desse projeto chegue até as escolas e seus professores e proporcione ferramentas experimentais alternativas para aqueles que não contam com laboratórios didáticos de Física. Esperamos que os experimentos propostos sejam potenciais motivadores no processo ensino/aprendizagem da Física e sejam facilitadores da popularização da Ciência no Brasil”.

Integrantes
Atualmente, integram a equipe do projeto os acadêmicos Claudio Clauderson Xavier (bolsista - estudante do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias – Licenciatura), Ronei Rudke (voluntário - estudante do curso de Agronomia), Daniele Guerra da Silva (colaboradora - técnica de Laboratório de Física) e Vivian Machado de Menezes (coordenadora - professora de Física).