Programa Escola da Terra e NECOOP lançam Guia da Cooperação na Escola
Material aborda questões de como trabalhar a cooperação em escolas da educação básica

Publicado em: 23 de fevereiro de 2021 17h02min / Atualizado em: 24 de fevereiro de 2021 14h02min

O Programa de Formação Continuada de Educadores - Escola da Terra, em parceria com o Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP) e apoio do Centro Vocacional Tecnológico em Cooperativismo, Agroindustrialização e Agroecologia, da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul, finalizou a elaboração do Guia da Cooperação na Escola.

Conforme relata a coordenadora do Programa Escola da Terra, Ana Cristina Hammel, “o Guia é fruto de reflexão e construção coletiva em torno dos aprendizados obtidos a partir de atividades de formação de educadores na temática da cooperação, no Programa Escola da Terra. O material busca promover a aproximação entre a educação do campo e a temática da cooperação, entendendo esta como um dos eixos centrais para formação humana dos sujeitos do campo, numa perspectiva de transformação da realidade”.

“O guia aborda questões de como trabalhar a cooperação em escolas da educação básica, traz uma parte inicial de fundamentação sobre a história da cooperação e como trabalhar nas diferentes fases do desenvolvimento humano, também traz experiências de trabalho desenvolvidos desde a experiência do Programa de Formação Continuada de Educadores Escola da Terra”, explica.

“O objetivo do Guia é compartilhar aprendizados que possam contribuir com outras iniciativas de formação focadas na cooperação e na educação do campo. O material não é proposto como um corpo fechado de elementos teóricos. Pretende-se didaticamente apresentar os formatos, ferramentas utilizadas e materiais de apoio que possam contribuir para aqueles que venham a se empenhar nessa caminhada”, relata a professora.

A versão digital já está disponível para consulta na página do NECOOP. A previsão é que, a partir de março, o material impresso seja disponibilizado aos professores de escolas do campo do Paraná e, futuramente, de outros estados.

Galeria de Imagens: