Professores do Campus Laranjeiras do Sul representam a UFFS em viagem à Alemanha
Docentes conheceram entidades e organizações localizadas na região da Westfália

Publicado em: 04 de agosto de 2017 09h08min / Atualizado em: 04 de agosto de 2017 10h08min

Entre os dias 4 e 18 de julho, os professores da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, Betina Muelbert e Rubens Fey, visitaram entidades e organizações localizadas na região da Westfália/Alemanha. A visita, que teve como tema “Agroecologia e agricultura orgânica no sul do Brasil e da Alemanha como uma alternativa para estruturas de produção agroindustrial”, objetivou intercâmbio e estabelecimento de parcerias.

Betina e Rubens retribuem visita realizada por uma comitiva de 25 alemães que esteve na UFFS em novembro de 2016. Os docentes viajaram acompanhados de representantes da Associação de Estudos Orientação e Assistência Rural (Assessoar) de Francisco Beltrão-PR. A viagem foi totalmente custeada por organizações alemãs.

Entre os locais visitados, os docentes conheceram o Centro Universitário de Pesquisas em Produção Orgânica (Wiesengut) e a Universidade de Bonn, onde obtiveram informações sobre as políticas para certificação da agricultura orgânica da Alemanha. Já em Köln, os professores visitaram a Ong da WWF e se encontraram com o presidente do Conselho de Segurança Alimentar de Köln, oportunidade na qual apresentaram aspectos sobre o modelo de atuação do conselho de segurança alimentar em vigência no Brasil.

Durante a visita, Betina e Rubens conheceram ONGs que trabalham com produção em hortas urbanas, gestão da produção excedente e distribuição para a população mais carente. Visitaram propriedades rurais e pequenas empresas, tiveram contato com o Movimento da Juventude Católica de Münster e com a Universidade de Ciências Aplicadas de Münster, instituição na qual receberam convite, enquanto Universidade, para formalização de convênio de intercâmbio de alunos da UFFS com a FH Münster.

Os professores também visitaram a Universidade de Ciências Aplicadas de Südwestfalen e estabeleceram contato visando futuras parcerias com os cursos da UFFS, conheceram o Centro de Pesquisa e Difusão de Tecnologias e a Escola de Formação de Agricultores e propriedades dedicadas ao cultivo de peixes e suínos e leite orgânicos, modelos de produção de madeira e uma fruticultura orgânica.

Para Fey, “a viagem certamente direcionará muitas ações nas áreas do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da UFFS voltados à agroecologia e agricultura familiar”.