Professora do Campus Laranjeiras do Sul é co-autora de dois livros que abordam a cultura do milho, composição nutricional, processamento e usos industriais
Obras foram publicadas pela pela CRC Press (Londres e Nova Iorque) e Editora Blucher (São Paulo).

Publicado em: 28 de novembro de 2022 17h11min / Atualizado em: 28 de novembro de 2022 17h11min

A professora Vania Zanella Pinto, da UFFS Campus Laranjeiras do Sul, é uma das autoras de dois livros que abordam a cultura do milho, composição nutricional, aspectos químicos, processamento, tecnologias e usos industriais.

O livro intitulado “Maize: Nutritional Composition, Processing, and Industrial Uses” (tradução: Milho: composição nutricional, processamento e usos industriais), foi publicado, no mês de setembro, pela CRC Press, uma editora do Grupo Taylor & Francis, localizada em Londres e Nova Iorque.

A obra explora a situação do milho em termos de produção, composição nutricional, biofortificação, métodos de processamento, benefícios à saúde, produtos à base de milho e armazenamento. O livro  também enfatiza as principais características dos grãos de milho que o tornam uma cultura ideal para uso industrial. 

A professora é a co-autora do capítulo intitulado “Maize Starch: Granules and technological properties and applications trends” (tradução: Amido de milho: Grânulos, propriedades tecnológicas e tendências nas aplicações). O capítulo faz um compilado das características morfológicas e estruturais dos grânulos de amido, das principais propriedades e do efeito das variações genéticas dos diferentes cultivares de milho no amido. Além disso, o livro descreve os processos de extração do amido, o uso de amido em alimentos e em produtos não alimentícios, bem como as tendências para aplicações que ainda estão em nível de pesquisa científica. 

Autores do capítulo: professora Vania Zanella Pinto, Engenheira de Alimentos e Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFFS - Campus Laranjeiras do Sul) em parceria com o professor Ricardo Tadeu Paraginski, Eng. Agrônomo e Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos (Instituto Federal Farroupilha). O livro está disponível para venda na Amazon 

A segunda obra em que a professora é co-autora de um capítulo intitula-se “Milho - Química, tecnologia e usos”. A obra, composta por 21 capítulos, foi publicada em novembro, pela Editora Blucher (São Paulo). 

O livro destaca a importância do milho como matéria-prima para a produção de alimentos e de bioetanol combustível, e o tema emergente de fitoquímicos ou compostos nutracêuticos associados a diferentes tipos de milhos e seu efeito na saúde humana, aspectos sensoriais e genótipos especiais, uso do milho como fonte de fibra alimentar, cozimento por extrusão de farinhas e amidos de milho, efeito da composição e estrutura do milho na utilização da farinha de milho, na panificação e nos produtos de milho. 

Nesta obra a professora foi co-autora do capítulo “Embalagens Biodegradáveis à base de milho”. O material foi escrito com colaboração dos estudantes David Fernando dos Santos (Graduação em Engenharia de Alimentos) Gabriela Caroline Lenham e Rubia Batista Viana (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos - PPGCTAL) e do professor Vinícius Gonçalves Deon (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina).

O livro está disponível para venda no site da editora Blucher