Pesquisa e Prosa reúne estudantes e docentes integrantes de projetos de pesquisa
Evento buscou esclarecer as dúvidas e abordar aspectos relacionados à pesquisa

Publicado em: 01 de outubro de 2019 14h10min / Atualizado em: 01 de outubro de 2019 17h10min

Na quinta-feira (26) ocorreu, na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, a segunda edição do Pesquisa e Prosa, evento promovido pelo Comitê Assessor de Pesquisa (CAP) do Campus Laranjeiras do Sul e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG).

O evento teve como objetivo reunir alunos bolsistas de Iniciação Científica, acadêmicos voluntários, estudantes dos Programas de Pós-Graduação, demais alunos com interesse em Pesquisa professores orientadores, visando apresentar como a pesquisa está organizada na UFFS e quais são as instâncias envolvidas, tanto no Campus, como na Reitoria, esclarecer as dúvidas dos estudantes e abordar diversos aspectos relacionados à pesquisa, além de possibilitar a troca de experiências e aproximar os acadêmicos, bolsistas e voluntários, inseridos nos projetos de Pesquisa.

Além da presença de estudantes e docentes vinculados a projetos de pesquisa, participaram da atividade o Diretor do Campus, Martinho Machado Junior, o Coordenador acadêmico, Thiago Bitencourt, a Coordenadora Adjunta de Pesquisa e Pós-graduação, Vânia Zanella Pinto, o técnico em Assuntos Educacionais da Coordenação Adjunta de Pesquisa e Pós-graduação (CAPPG), Everton Donizetti Kielt, o Diretor de Pós-Graduação, Clevison Luiz Giacobbo, o Diretor de Pesquisa, Eduardo Pavan Korf, e os servidores representantes da Divisão de Iniciação Científica e Tecnológica, Elenice Gomes e Ilson dos Santos do Núcleo de Inovação Tecnológica e Social da UFFS (NITs), vinculado ao Departamento de Pesquisa e Inovação.

Conforme explica a Coordenadora Adjunta de Pesquisa e Pós-graduação, Vânia Zanella Pinto, “no evento, os participantes puderam conhecer a equipe gestora da Pesquisa na UFFS e do Campus. Além disso, foram informados sobre os compromissos dos estudantes bolsistas e alunos voluntários, entre outros. Durante o evento, alguns alunos falaram sobre seus projetos de pesquisa e foram exibidos vídeos gravados por egressos da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, nos quais destacavam a importância da Iniciação Científica na carreira profissional”.

Vânia destaca: “o momento de conversa com os acadêmicos e orientadores é importante para aproximar as pessoas com interesses em comum. Em um ambiente descontraído, pudemos conversar e compartilhar experiências, além de apresentar as responsabilidades de cada um na construção do conhecimento e avanço da ciência. A motivação dos alunos em fazer ciência ocorre quando eles tem o primeiro contato com pesquisas e com o relato de outros alunos que também participaram deste processo. Trazer o depoimento dos egressos nos fez ver que a Iniciação Científica prepara os alunos para o mercado de trabalho, independente da área que os mesmos decidirem seguir”.